A Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa, ou DARPA, está para realizar hoje o lançamento de testes do projeto de avião hipersónico mais ambicioso já visto, o Falcon HTV-2. Esse seria o veículo não tripulado mais rápido já construído, capaz de alcançar os 26 mil quilômetros por hora, o suficiente chegar a qualquer ponto do planeta em menos de uma hora.

O lançamento será feito da base aérea de Vanderberg, na Califórnia, onde um foguete Minotaur IV espera para levar Falcon HTV-2 até o limite da atmosfera terrestre, para só então, liberar o veículo para seu teste de voo solo. Este seria a segunda tentativa de testar a velocidade máxima do avião, já que o primeiro lançamento resultou na explosão do protótipo depois de 9 minutos no ar, em abril desse ano.

Os engenheiros da DARPA não puderam entender por completo os motivos que levaram ao fracasso do primeiro teste, mas acreditam que o veículo simplesmente superaqueceu. Desta vez, eles estão confiantes de que os ajustes no ângulo de reentrada na atmosfera (demostrado no vídeo) permitirão que o avião/míssil suporte os dois mil graus célsius gerados pelo atrito.

O lançamento de hoje não será transmitido pela TV, mas você pode acompanhar as mudanças de status pelo Twitter da DARPA.

Fonte:


A Agência de Projetos de Pesquisa Avançados (DARPA) divulgou foto (acima) do veículo Falcon Hypersonic (HTV-2) se separando do foguete que o levou para o espaço. O Falcon HTV-2 tem a capacidade de girar ao redor da Terra em velocidades de cerca de 13 mil milhas por hora, ou cerca de 20 mil km/h. Segundo a agência AP, a tecnologia de alta velocidade empregada neste experimento é inovadora e desenvolvida pelos Estados Unidos.


De acordo com o Los Angeles Times, se o teste, a ser realizado nesta quarta-feira na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, funcionar, o Pentágono pretende usar o míssil como arma militar. Segundo o jornal, um projétil a essa velocidade chegaria a qualquer lugar do planeta em uma hora. Para se ter uma ideia, um míssil a 20 mil km/h atravessaria horizontalmente os EUA em 12 minutos. O voo de hoje é o segundo a acontecer. O primeiro, realizado em abril de 2010, terminou prematuramente aos nove minutos de voo.