O primeiro porta-aviões chinês, uma versão remodelada do porta aviões sovietico (ucraniano), o Varyag, com 300 metros de comprimento, deixou hoje (quarta-feira - noite de terça no Brasil) o porto de Dalian, no noroeste da China, para efetuar os primeiros testes no mar, informou a agência Nova China.

O Varyag teve a sua construção interrompida em 1991 devido ao colapso da União Soviética e a China o comprou em 1998 à Ucrânia sob o pretexto de transformá-lo em um casino flutuante em Macau, segundo o "El Mundo".

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, que cita fontes militares, os testes não vão durar muito e o porta-aviões irá ser levado depois para o porto para ser alvo de mais testes, ajustes e atualizações.

Texto By Vinna com informações da BAND e Visão

Texto atualizado 'as 9hs de 10 de agosto de 2011:

O comandante das forças norte-americanas no Pacífico o Almirante Robert Willard (aqui) ja declarou que o desenvolvimento pela China do seu primeiro porta-aviões terá um impacto significativo na perceção dos equilíbrios de poder na região. Entretanto, Previu que seria necessário um longo período de treino, manobras e exercícios antes de o porta-aviões ficar operacional. Também considerou que a sua colocação a navegar seria simbolicamente significativo para os aliados e parceiros dos Estados Unidos na região (leia-se: Japão e Filipinas e mais recentemente o Vietnã), dado o “crescimento assinalável” do poder militar chinês.


Photo of the day: Now you see me, now you don't - Porto de Dailan hoje pela manhã, onde jazia o 'Shi Lang' ate ser completado

Não é demais lembrar que em 1998, uma empresa de Hong Kong adquiriu em um leilão da marinha ucraniana o porta aviões Varyag que estava inacabado e seria operado pela antiga União Soviética. A época alegou-se que o navio seria usado como casino flutuante em Macau. Ao invés disso, ele está sendo atualizado no estaleiro naval da China Dalian, equipado com sensores de combate e de armas defensivas, e pintado com as cores do Exército de Libertação Popular. Analistas militares diziam que era inegável o seu retorno ao serviço e especula-se para este ano (de fato) a conclusão dos serviços.

Vale salientar que a China também comprou outros dois navios similares a porta aviões da União Soviética, são eles o 'Minsk' e o 'Kiev' - que foram convertidos em atrações flutuantes. entretanto há de se observar a porssibilidade de um deles estar sendo tambem reformado para ser posto em codições de navegar. Isso fo especulado na semana passada pela imprensa internacional. (aqui)


Os Chineses tem demonstrado em seus projetos que pretendem usar aviões de asa fixa de alerta aereo antecipado em seu porta aviões (imagem acima). A operação destas aeronaves importa em utilização de sistema de catapultas e não de rampas. Ante esse fato assim como especulamos aqui certamente é ponto de interesse por parte dos chineses o "retofit" da catapulta do A-12 São Paulo ja anunciado. Tal iniciativa importa na desmontagem completa do sistema e sua análise interessa aos chineses conforme ja especula o China Defense Blog que inclusive aventa apossibilidade de parte dos custos da recuperação do porta aviões brasileiro estar sendo "bancada" pelos chineses. a China ja manifestou interesse em promover treinamentos conjuntos entre os exércitos dos dois países na China, em 2011, e entre pilotos das duas forças aéreas.