O Varyag teve a sua construção interrompida em 1991 devido ao colapso da União Soviética e a China o comprou em 1998 à Ucrânia sob o pretexto de transformá-lo em um casino flutuante em Macau, segundo o "El Mundo".
Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, que cita fontes militares, os testes não vão durar muito e o porta-aviões irá ser levado depois para o porto para ser alvo de mais testes, ajustes e atualizações.
Texto By Vinna com informações da BAND e Visão
Texto atualizado 'as 9hs de 10 de agosto de 2011:
O comandante das forças norte-americanas no Pacífico o Almirante Robert Willard (aqui) ja declarou que o desenvolvimento pela China do seu primeiro porta-aviões terá um impacto significativo na perceção dos equilíbrios de poder na região. Entretanto, Previu que seria necessário um longo período de treino, manobras e exercícios antes de o porta-aviões ficar operacional. Também considerou que a sua colocação a navegar seria simbolicamente significativo para os aliados e parceiros dos Estados Unidos na região (leia-se: Japão e Filipinas e mais recentemente o Vietnã), dado o “crescimento assinalável” do poder militar chinês.
Photo of the day: Now you see me, now you don't - Porto de Dailan hoje pela manhã, onde jazia o 'Shi Lang' ate ser completado
Vale salientar que a China também comprou outros dois navios similares a porta aviões da União Soviética, são eles o 'Minsk' e o 'Kiev' - que foram convertidos em atrações flutuantes. entretanto há de se observar a porssibilidade de um deles estar sendo tambem reformado para ser posto em codições de navegar. Isso fo especulado na semana passada pela imprensa internacional. (aqui)
0 Comentários