Bombeiros conseguiram extinguir hoje, horas atrás, o incêndio que atingiu um submarino russo de propulsão muclear, o Yekaterinburg, que se encontrava em manutenção em doca seca, num estaleiro em Roslyakovo, próximo da base naval de Murmansk, norte da Rússia. Durante o fogo, alguns tripulantes permaneceram dentro da embarcação, mas não houve mortes nem qualquer tipo de vazamento de radiação - o reator da embarcação, inclusive, estava inativo durante o fogo, e o armamento, que compreende mísseis de carga nuclear, não estava embarcado. Agora, investigadores militares irão iniciar os trabalhos para descobrir o que causou o incêndio, incluindo a análise das medidas de segurança usadas na base. O presidente russo, Dmitry Medvedev, chamou seus mais altos oficiais de Gabinete, exigindo informes detalhados do ocorrido, assim como a definição dos responsáveis, com a consequente severa punição destes.

O incêndio teve início na noite de ontem (período da tarde, no Brasil), quinta. Segundo as primeiras verificações, as chamas teriam tido início em alguns andaimes de madeira, usados para os serviços na embarcação, posicionados junto de seu casco. Segundo declarações de especialistas russos colhidas pela agência Interfax, tudo pode ter sido causado por falhas em procedimentos de segurança (como a cobertura dos andaimes com produtos químicos especiais, resistentes ao fogo), resultantes de baixo nível profissional ou de economias irresponsáveis.


Em imagens divulgadas pela TV russa , pode-se ver o casco da embarcação, que é recoberto com uma camada de borracha, ainda fumegando. Este tipo de revestimento de casco é comum nos modernos submarinos, como medida para torna-los mais silenciosos e difíceis de serem detectados. Segundo as informações divulgadas, sete dos tripulantes foram hospitalizados, pela inalação de fumaça tóxica.

O Yekaterinburg é um submarino da Classe Projeto 667BDRM (conhecida no Ocidente como Delta IV), surgida no final do regime soviético, com propulsão nuclear e armado com 16 mísseis balísticos de alcance intercontinental e ogivas nucleares. Sete destas embarcações foram construídas, cada uma tendo 166m de comprimento e deslocando (em submersão) 18.200 toneladas.


Fonte: C&R