GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, julho 11, 2012

Ernest Borgnine morre nos EUA aos 95 anos

By on 11.7.12
 O ator norte-americano Ernest Borgnine, ganhador do Oscar de melhor ator por "Marty" (1955), morreu aos 95 anos em Los Angeles, neste domingo (08). De acordo com sua agente, Lynda Bensky, a morte de Borgnine, um dos rostos mais conhecidos do entretenimento nos Estados Unidos, ocorreu devido a problemas nos rins.

"É um dia muito triste", declarou Bensky. "A indústria perdeu um dos grandes, alguém cujo calibre nunca voltaremos a ver. Um verdadeiro ícone."
Borgnine estava internado no hospital Cedars Sinai, em Los Angeles, acompanhado da mulher, Tova Borgnine (seu quinto casamento) e pela família.

Nascido dia 24 de janeiro de 1917 no estado de Connecticut, Borgnine começou a ter aulas de atuação após ter se alistado na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Ficou conhecido por seus impagáveis vilões. No papel do sargento Fatso, bateu em Frank Sinatra em "A Um Passo da Eternidade" (1953); ameaçou Spencer Tracy em "Conspiração do Silêncio" (55) e fez todo mundo rir na comédia de TV "McHale's Navy".

Como o querido açougueiro da comédia romântica "Marty", levou o Oscar de melhor ator – no total, o filme ganhou quatro prêmios da Academia de Hollywood. Outros de seus trabalhos emblemáticos foram "Os Doze Condenados" (67) e o faroeste "Meu Ódio Será Tua Herança" (69).

No total, Borgnine tem mais de 200 créditos em programas de TV e no cinema. Foi indicado ao Emmy em 2009 por uma participação especial na série "Plantão Médico" e ganhou um prêmio pelo conjunto da obra do Sindicato dos Atores no início de 2011.Um de seus últimos trabalhos foi como dublador no desenho animado "Bob Esponja", do qual participou entre 1999 e 2011.

Em uma entrevista concedida à AFP em 2007, Borgnine recomendou aos jovens aspirantes da profissão: "Consigam um trabalho de verdade antes de tentar seguir uma carreira de ator. Aprendam sobre a vida e depois aprendam sobre seu ofício. E não usem óculos escuros na tela para parecerem legais. Os olhos são o melhor recurso de um ator."
Durante os anos 84 a 86 participou de uma das séries mais cult da TV, Águia de Fogo como Dominic Santini ao lado de Jan-Michael Vincent (fotos).
 
Fonte: IG










0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts