GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, agosto 15, 2012

Submarino Tikuna atraca no porto de Natal

By on 15.8.12

O Submarino Tikuna, pertencente à Marinha do Brasil, atracou no porto de Natal nesta quarta-feira (15), onde permanece até o dia 20 de agosto. Não será aberto à visitação pública por ocasião de sua estada. Seu objetivo na capital potiguar é para reabastecimento e manutenção de equipamentos.

O Tikuna está vindo dos Estados Unidos da América (EUA- Mayport e Norfolk), onde participou da "Deployment-SUB 2012", exercício em conjunto com a Marinha dos EUA; e seguirá para Salvador e posteriormente para Rio de Janeiro, onde chegará no dia 5 de setembro.

Desatracou do Rio de Janeiro no dia 18 de fevereiro e até chegar a Natal passou pelos seguintes portos: Fortaleza, San Juan (Argentina), Mayport (EUA) e Norfolk (EUA). O Comandante do Submarino atualmente é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Eduardo Antonio Pires Martins que tem sob o seu comando uma tripulação composta de 44 homens.

O Submarino Tikuna (S-34) foi construído no estaleiro Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e foi lançado ao mar e incorporado à Armada no início do século XXI. Apesar da grande semelhança na aparência externa com os da classe Tupi, o S-34 apresenta consideráveis diferenças. O navio possui diversas novidades tecnológicas, notadas na geração de energia, no sistema de direção de tiro e nos sensores, selando um significativo avanço na área de projeto e de construção de submarinos no Brasil.

Características Gerais:

Deslocamento: 1.490/1.620 toneladas.
Comprimento: 62 metros.
Velocidade máxima: 22 nós.
Raio de ação (milhas): 11000 a 8 nós na superfície / 400 a 4 nós submerso.
Autonomia: 50 dias.
Tripulação: 44 militares.
Armamento: 8 tubos de lançamento de torpedo.

Fonte: Tribuna do Norte - Com informações da Assessoria do 3º Distrito Naval
 

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts