GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, agosto 07, 2012

Z-9 ASW para a Marinha da Venezuela

By on 7.8.12

O comandante da Marinha da Venezuela, General almirante Diego Molero Bellavia, anunciou que oito helicópteros anti-submarino fabricados na China, serão adquiridos para equipar os navios de patrulha Classe Guaiqueri – Avante 2400 e Classe Guaicamacuto – Avante 1400, construído pela Navantia, como um complemento ao sistema de ataque e defesa desses vasos recém-adquirido.
Embora não especifique o modelo do helicóptero selecionado, dado a natureza das embarcações, é quase certo que se trata da versão Harbin Z-9C / D,  fabricado pela Harbin Manufacturing Corporation.
Originalmente, a Marinha pretendia adquirir a variante naval do NH90 helicóptero multinacional europeu mas, devido ao embargo imposto pelos EUA , este foi preterido a favor da opção chinesa.
O primeiro Z-9 voou em 1981, foi construído na China com componentes fornecidos pela Aerospatiale, mas no início de 1990, a Z-9B foi construído com cerca de 70% de componentes chineses.
Harbin (ASW) Z-9 C/D
A versão naval foi introduzido na década de 1990 e é conhecido como Z-9C.  Pode operar missões de resgate, guerra anti-superfície e anti-submarino. Para tal está equipado com um radar de busca de supefície,  radar sonar, sonoboias e detector de anomalia magnética ou MAD.
Ele tem dois pontos duros para armas como os torpedos ET52, sendo estes uma cópia chinesa do Whitehead italiano A244 / S utilizado pela Marinha venezuelana.
A última versão deste helicóptero naval, o Z-9D, está habilitado para transportar mísseis anti-navio TL-10, que é equivalente ao MM-15TT / AS-15TT desenvolvido pela França.

Fonte: FAV-Club / Infodefensa  - Via Plano Brasil

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts