https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjePZjAwnxFJymxMjnpvhh0s6LGL8kpmZSGbOT0Zpks7VbKgqDdiFe1cabawPU5yjzExV8P2jqwUVyMjp1GoOtM5y3qUypVufbtJw-iGimBrl0pi2TrrJoYyKmapg9vVndVpRt71KlJKBkj/s1600/WS-10+Engine.jpgO Conselho de Estado, gabinete chinês, está deliberando um projeto de pesquisa e desenvolvimento de motor de avião, revelou uma fonte nesta quinta-feira.
O projeto exigirá um investimento de pelo menos 100 bilhões de yuans (US$ 15,93 bilhões), informou anonimamente à Xinhua um professor da Universidade de Aeronáuticos e Astronáutica de Beijing (UAAB) que tem conhecimento sobre o projeto.
O investimento poderia ser usado principalmente para pesquisa em tecnologia, desenho e materiais relacionados com a fabricação do motor aéreo, disse.
O projeto está atualmente em processo de aprovação no Conselho de Estado e poderá ser aprovado logo, acrescentou.
Os participantes do projeto incluem as companhias Shenyang Liming Aero-Engine Goup Corp. e AVIC Xi'an Aero-Engine Ltd. e institutos de pesquisa, incluindo a UAAB, disse.
"Atualmente, o design e fabricação de motor de avião da China têm pontos fracos em termo de materiais, peças principais, equipamento de fabricação, processamento de precisão e medição", segundo outra fonte da UAAB também envolvida no projeto.
Embora o país seja capaz de fabricar motores de aeronaves, o desempenho do produto é inadequado e a produção em massa ainda não pode ser realizada, acrescentou a segunda fonte da UAAB.
Guangda Securities, uma empresa de corretagem chinesa, disse na quarta-feira em um relatório que o país precisará de cerca de três mil aviões até 2026. Isso criará demanda para quase 6,5 mil motores aéreos, somando US$ 65 bilhões. 

Fonte: CRI