O avião Boeing 737-8GP, prefixo PK-LKS, da companhia indonésia de baixo custo Lion Air, conhecida por ter assinado com a Airbus o maior contrato da aviação civil, caiu ao mar neste sábado (13), perto da pista de pouso do aeroporto internacional de Bali, sem causar mortes entre as 108 pessoas a bordo.

'Todos a bordo do Boeing 737-800 sobreviveram', declarou à AFP o diretor-geral do transporte aéreo no ministério, Herry Bhakti.

Um porta-voz da Lion Air afirmou que o passageiros transportava 101 passageiros e sete membros da tripulação.

O aparelho derrapou na pista durante o pouco no aeroporto internacional de Denpasar, segundo o diretor-geral da companhia, Edward Sirait. 'O avião não tocou a pista e caiu no oceano próximo', explicou em coletiva de imprensa.

'Estávamos a ponto de aterrissar quando, de repente, cai na água', declarou à AFP uma passageira com ferimentos leves. 'As pessoas entraram em pânico', contou Dewi, uma indonésia.

Um porta-voz do aeroporto afirmou que 45 passageiros foram hospitalizados, mas não disse se os ferimentos eram graves.

Dewi, um médico do hospital de Denpasar, informou que uma mulher com hemorragia cerebral foi internada e que sua vida pode correr perigo.

O avião, que voava de Bandung para a ilha vizinha de Java (voo JT-904), tinha três passageiros estrangeiros, segundo Alfansyah, chefe de comunicações do aeroporto, um francês e dois cingapurianos. 'Falei com o francês. Não tem mais que contusões no braço', acrescentou.

O aparelho se partiu em dois. As imagens da televisões locais mostravam o aeroporto perto da pista de aterrissagem, com parte da fuselagem submersa.

As condições meteorológicas no momento da aterrissagem eram boas. O avião entrou em funcionamento este anos e o piloto voava para a companhia há seis anos, segundo o diretor da empresa.

A Lion Air não pode voar no espaço aéreo europeu e americano, onde é considerada uma companhia aérea de risco. Também tem má reputação na Indonésia.

Entre 2004 e 2006, teve seis acidentes, nenhum deles mortal, mas ocasionados com frequência por aparelhos que derrapavam na pista.

Além disso, em janeiro de 2012, as autoridades sancionaram a Lion Air depois da prisão de seus pilotos com posse de metanfetaminas.

A Lion Air é a principal companhia privada da Indonésia, com um crescimento astronômico graças ao auge do transporte aéreo no país.

Ganhou as manchetes econômicas ao assinar o maior contrato da história da aviação civil: um pedido de 234 Airbus A320 por 18,4 bilhões de euros.

E há menos de um ano e meio, em novembro de 2011, a Lion Air anunciou a compra de 230 Boeing 737 de médio percurso no valor de 17 bilhões de euros.


Fontes: Reuters via G1 / Aviation Herald - Via AviationNews

Veja também:

Fotos: acidente aéreo em Bali.

Passageiros relatam queda de avião no mar em Bali.