As Autoridades de aviação enviaram comunicados a negar a possibilidade de controlar um avião através de uma aplicação Android.


Durante esta semana, um programador chamado Hugo Teso, consultor de segurança que também tem formação de piloto comercial, mostrou durante a conferência Hack in the Boxm que se encontra a decorrer em Amesterdão, a aplicação Android chamada de PlaneSploit que ataca o sistema de gestão do avião.

Segundo Teso, é possível infiltrar-se nas emissões de rádio entre os aviões e as torres de controlo e usa depois um segundo sistema de comunicação para enviar as mensagens maliciosas que podem permitir o controlo total do avião.

No entanto, Administração Federal da Aviação (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) já negaram essa possibilidade através de comunicados de imprensa, citados pelo The Register

Segundo as autoridades, há uma grande diferença entre os simuladores que foram utilizados pelo programador para criar a aplicação Android e os software certificados, que têm uma segurança muito elevada.

Além desta opinião, também um blog, o Ask The Pilot, escreveu um post sobre o assunto. O Blog criado por Patrick Smith tem esclarecido muitos dos rumores que se fala sobre a aviação civil e não deixou de comentar sobre este assunto.

Segundo Patrick, o ACARS, sistema de comunicação, e o FMS, sistema de gestão de voo, não controlam, diretamente o avião. No caso do FMS, ele indica várias informações sobre o voo, como altitude, velocidade, etc. No entanto, a última decisão cabe sempre à tripulação e não é o FMS que controla o avião, mas sim a tripulação. É a tripulação que indica o que o avião tem de fazer, quando o fazer e como o fazer, mesmo em piloto automático.

Apesar de a informação a ter em conta para estas decisões vir do FMS, tem de fazer sentido para a tripulação, pois se não fizer sentido, a tripulação não irá seguir essas informações.

Portanto, não tenha medo, que não será uma pessoa qualquer com um dispositivo Android que irá controlar o avião.

Fonte: Bruno Peralta (tecnologia.com.pt) - Imagem: Reprodução - Via: AviationNews