O secretário de Estado de Defesa da Espanha, Pedro Argüelles, afirmou nesta terça-feira que tem "muito boas perspectivas" de que seja fechado em breve um contrato para a venda ao Brasil de aviões militares C-295 do consórcio EADS CASA.
"Temos muito boas perspectivas para o C-295 no Brasil esperamos que possa incorporá-lo rapidamente", disse Argüelles à Agência Efe durante a feira de defesa LAAD, que começou hoje no Rio de Janeiro.

Argüelles explicou que o EADS CASA venceu a licitação para fornecer estes aviões à Força Aérea Brasileira (FAB), mas o contrato ainda não foi assinado.
Os aviões apresentarão duas configurações, uma para vigilância aérea e outra para transporte, mas o secretário de Estado não revelou o número concreto de aeronaves.
Argüelles também afirmou ter "esperanças mais que fundamentadas" que se possa chegar a um entendimento com o Brasil no âmbito de satélites, para prestar serviços em telecomunicações, observação e a área militar.
Nesse campo, ele disse que a companhia Hisdesat tem "capacidade de sobra" para oferecer serviços em satélites militares e que o satélite Spainsat tem "a melhor posição orbital" possível, com uma cobertura plena do território brasileiro.
"As empresas espanholas estão muito motivadas, as oportunidades são muitas e algumas delas com um grau de maturidade que espero que, em algum momento não muito distante, possa nos dar alguma oportunidade", declarou.
Argüelles deve se reunir hoje com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e amanhã se reunirá com o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, além do secretário de Produtos de Defesa (Seprod), Murilo Marques Barboza.
A feira LAAD, considerada uma das maiores da América Latina, conta com a participação de delegações oficiais de 65 países e cerca de 700 expositores. 

Fonte: Exame