A Embraer entrega amanhã à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro jato de combate AMX modernizado. Firmada em 2003, a encomenda inclui revisão e modernização de 43 aeronaves até 2017. A notícia foi publicada na edição de hoje do Valor Econômico.
Além da Embraer, a Mectron e AEL Sistemas trabalham para melhorar a
aeronave. Coube a primeira companhia a inclusão de um novo sistema de
radares no jatinho, enquanto a segunda empresa ficou responsável pelos
sistemas aviônicos (que incluem ferramentas de comunicação e navegação).
Após a modernização, o AMX vai funcionar de forma similar a outros
jatos da FAB – como o A-29 Super Tucano e o F-5. Em abril, a Embraer
terminou a entrega de 46 aeronaves modernizadas do último modelo. As
semelhanças de comandos facilitam o controle dos aviões pelos pilotos.
AMX
O AMX é fruto de uma parceria entre a Embraer e as empresas italianas
Macchi e Aeritália iniciada em 1976. A sigla AMX alude respectivamente
aos nomes da Aeritália, da Macchi e ao caráter experimental do projeto. O
primeiro vôo da aeronave aconteceu em 1985, segundo informações
disponibilizadas pelo Centro Histórico Embraer.
Na época, a FAB arcou com cerca de um terço do desenvolvimento da
iniciativa – o que equivaleu a cerca de 3 bilhões de dólares. "O projeto
deu à Embraer a base tecnológica necessária para o desenvolvimento da
sua linha de jatos comerciais", afirma o Valor. Hoje, a Embraer é uma
das líderes da aviação comercial no mundo.
Recentemente, as dificuldades pelas quais passa o setor levaram o executivo da empresa Marco Pellegrini a afirmar que o mercado de aeronaves comerciais pode levar até sete anos para se reestruturar. A declaração foi dada às vésperas da Labace, feira de aviação executiva realizada em São Paulo no último mês.
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