Ao final do ano passado a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) enviou uma comitiva à Rússia para testar o treinador Yak-130, considerado uma das finalistas para o projeto de aquisição de 12 novos vetores de combate para a FAU, em substituição aos Cessna A-37B empregados atualmente.  Apenas cinco dos dez A-37B originalmente recebidos encontram-se em condições de voo, operando com o Escuadrón Aéreo Nº 2 (Caza), sediado na Brigada Aérea II (em Durazno). Enquanto isso, a Fuerza Aérea de Chile continua tentando fechar um acordo a curto prazo com a FAU para a transferência de seus F-5E, que deverão ser desprogramados em breve, mas que têm a desvantagem de que a tecnologia embarcada já está ultrapassada. Entretanto, essa parece ser a opção mais barata, pois tanto os F-5E suíços, que a FAU também cogitou, como o próprio Yak-130, são muito mais caros. 
Do S&D