
Conforme o presidente da SC Par, Paulo César da Costa, o TXC será a
primeira aeronave de pequeno porte construída em 100% fibra de carbono.
Terá lugar para dois passageiros na linha militar e quatro passageiros
na linha civil. “O protótipo já está pronto, passando pelas fases de
regulagem aviônica e eletrônica e esperamos que, em meados de março, ela
inicie os voos de testes”, expressou o presidente.
Ao todo, o financiamento prevê o repasse de R$ 90 milhões para o
projeto, em um período de três anos. “Vamos tirar este impeditivo para
melhorar o financiamento”, garantiu Raupp. Após o lançamento do
protótipo, terá início o processo de certificação da aeronave, com nível
internacional. Também acompanhou o encontro o secretário de Articulação
Nacional, João Matos.
Concluído o ensaio de cargas da asa do T-Xc

Para realizar o teste em questão, a asa foi fixada em um cavalete construído especialmente para esta finalidade, e o carregamento foi processado em etapas, com a deposição de pesos em estações da asa previamente determinadas, proporcionando assim uma distribuição de cargas na asa equivalente àquela que ocorrerá em vôo, em uma condição de aplicação de fator de carga igual a 5G. Os valores indicados pelos extensômetros foram continuamente monitorados e registrados em cada etapa. Adicionalmente, foram ainda verificados os módulos de rigidez da asa, em flexão e em torção.
Portanto, é com muito orgulho que Novaer vem a público informar que os testes foram bem sucedidos e que a asa encontra-se em plenas condições de utilização em voo, o que representa a conclusão de mais uma etapa da produção do protótipo do T-Xc, um marco importante na história da empresa e também da Aviação Geral brasileira.
De Novaer Craft
0 Comentários