Pesquisadores da Agência de Defesa para Projetos de Pesquisa Avançados dos Estados Unidos (DARPA) desenvolveram um implante que pode aumentar a memória de seres humanos. 

Os implantes são formados por dois eletrodos que se localizam em áreas específicas do cérebro: a memória declarativa, região responsável pela formação de lembranças de eventos, horários, locais e listas de objetos, e na memória espacial.

O dispositivo estimula com pequenos choques as células do cérebro que armazenam memórias específicas, tornando mais fácil o seu acesso. Assim, o aparelho permite aos pesquisadores monitorar e interpretar os sinais que armazenam e recuperam memórias, ajudando os voluntários a recordar com mais precisão algumas informações.

Em testes realizados com voluntários que apresentavam problemas neurológicos não relacionados à memória houve uma melhoria na capacidade de se lembrar com o uso do implante.

De acordo com a agência dos Estados Unidos, a tecnologia pode ser utilizada no futuro para restaurar a memória de pessoas que sofreram lesões cerebrais ou outros problemas neurológicos.

Do Olhar Digital - Via BusinessInsider