A campanha de bombardeios aéreos russos na Síria deve durar de três a quatro meses vai se tornar mais intensa, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Comissão das Relações Exteriores da Duma (Câmara dos Deputados) do Parlamento russo, Alexei Pushkov.
"Sempre existe um risco de ficar atolado, mas em Moscou estão falando de entre três e quatro meses de operações", afirmou Pushkov à rádio francesa Europe 1.
Pushkov afirmou ainda que os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos não eram suficientemente eficazes e era necessário passar para outra etapa na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.
"Acredito que o importante é a intensidade. A coalizão americana fingiu bombardear o Daesh (acrônimo em árabe do EI) durante um ano, sem resultado. Se você fizer isto de forma mais eficiente, acredito que verá os resultados", disse o deputado russo.
"Apenas 20% das operações (da coalizão internacional) apresentaram resultados. Em 80% nem sequer bombardearam", afirmou Pushkov.
O presidente da Câmara russa rebateu as acusações de países ocidentais de que os caças de Moscou não apontam contra alvos do EI, ou não apenas contra alvos do grupo.
"Os objetivos principais são os grupos do Daesh mais próximos de Damasco", declarou Pushkov.
Os países ocidentais afirmam que a Rússia bombardeia áreas afastadas das bases do EI, situadas na região leste da Síria.
"Temos que solucionar o tema Daesh, eliminar ou neutralizar o grupo e depois veremos", completou o parlamentar.
 
Da Exame