Estou preparando um livro (no começo era um artigo) muito aprofundado sobre a Base Aérea do Pici (Pici Field) e do Adjacento (Adjacento Field). Os dois campos de pouso que aqui existiram na época da 2a guerra mundial (WW2). Eis o fruto de mais uma "garimpada" em arquivos da USAF na internet dentre outros...

Estou levantando particularmente os acidentes ocorridos aqui no Ceará e para minha surpresa foram realmente muitos e com vários modelos diferentes (vários bombardeiros!!!).

Inclusive consegui um relato de que um caça teria colidido com o Pico Alto na Serra do Baturité. (pelo relato seria um P-47 mas como não encontrei qualquer fato que confirmasse a passagem de qualquer P-47 por Fortaleza naquela época, acredito que pode ter sido um desses aviões P-36 por serem parecidos). Mas o fato que sequer consegui confirmar a queda de qualquer "caça" aqui no Ceará durante a 2a Guerra.

Ainda falta levantar e confrontar as informações com as datas que colhi (e continuo colhendo) com as informações de outras fontes como por exemplo o "Jornal O Povo", mas ja tenho farto material... E creio que pode até dar para escrever um livro...

Abaixo uma ilustração colorida que editei de um dos 10 (dez) P-36 que estavam baseados aqui em 1942. Eram dez e não doze como há em alguns sites e livros (pesquisei até a matricula americana para diferenciar). Estes aviões vinheram de estoques do USAAC - United States Army Air Corp. e estavam anteriormente basedos no Panamá. (ainda falta confirmar o ano da produção dos caças mas pelo numero do fabricante parece que foi mesmo em 1938). Portanto os aviões não eram os mais modernos mas eram muito superiores aos que a FAB (sob a denominação de Forças Aéreas Nacionais) possía naquele momento em que era criada (1941) com a fusão do acervo da Aviação Naval e da Aviação do Exercito. (Decreto Lei 2.961 de 20 de janeiro de 1941).


O Curtiss P-36 foi o primeiro de uma nova geração de caças a entrar em serviço junto ao USAAC. Foi contemporâneo de outros caças famosos como os ingleses Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire e do alemãp Messerschmitt Bf 190, todos da segunda metade da década de 30 do século passado.Sua origem vem do Modelo 75, projeto vencedor de uma competição para um novo modelo de caça do US Army em maio de 1935. O projetista-chefe era Donovan A. Berlin, ex-projetista da Northrop, por isso o Modelo 75 lembrava muito os estudos de outros projetos da Northrop. O protótipo do Modelo 75 teve o registro civil com a designação X-17Y.

P-36A Hawk em Fortaleza - O prédio do terminal é inconfundível. Lembrando as antigas estações de trem

Era um monoplano todo em metal com as estruturas metálicas dos comandos de superfície (flaps, ailerons e parte móvel da deriva vertical) revestidos em tecido. A cabine de comando era fechada por uma capota deslizável. Tanto o trem de pouso principal como a bequilha na cauda eram retráteis. Ainda com relação ao trem de pouso principal, foi utilizado um sistema para seu recolhimento desenvolvido pela Boeing que consistia em girar os dois trens de pouso num ângulo de 90º para trás e então recolhidos fazendo com que se pudesse projetar os porões menos profundos e com isso melhorar a aerodinâmica.

Mosaico com várias fotos de P-36 da FAB

Ficha Técnica

Fabricante

Curtiss Aaeroplane Division of Curtiss – Wright Corp. – U.S.A.

Modelo

P-36A

Ano Entrada Serviço

1938

Período de Utilização na FAB

1942 a 1944

Produzidos

1.000 (estimado)

Motores

Um Pratt & Whitney R-1830 Twin Wasp de 1.050 hp, radial à pistão de 14 cilindros em 2 estrelas de 7

Envergadura

11,35 m

Comprimento

8,75 m

Altura

2,74 m

Área da Asa

21,92 m2

Peso Vazio

1.935 kg

Peso Máximo

2.456 kg

Tripulação

1

Armamento

Duas metralhadoras Browning .50 no capô e duas .30 M-2 nas asas e previsão para bombas leves em cargas externas sob as asas.

Velocidade Máxima

471,53 km/h

Velocidade Cruzeiro

402 km/h

Teto

9.601 m

Alcance

1.271 km

Designação FAB

P-36

Matriculas

FAB – 01 a 10

Fonte: Aviação Militar Brasileira 1916 a 1984 - Francisco C. Pereira Netto.



USAAC/USAAF/USAF Aircrafts assigned under Lend-Lease Program to Brazil

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Home base: Pici Field at Fortaleza – Ceará – Brazil

Established on 4 February 1942 – Transfered to Recife on julho de 1942

Aircraft Type

American Serial Number

American

Home Base

Brazilian Serial Number

Sqdn

Brazilian Home Base

Note

Curtiss

P-36A

54 (c/n 12468)

Panama

1

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

39 (c/n 12453)

Panama

2

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

43 (c/n 12457)

Panama

3

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

159 (c/n 12573)

Panama

4

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

Crashed at Natal, Brazil Sep 30, 1943.

Curtiss

P-36A

51 (c/n 12465

Panama

5

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

158 (c/n 12572)

Panama

6

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

175 (c/n 12589)

Panama

7

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

106 (c/n 12520)

Panama

8

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

60 (c/n 12474)

Panama

9

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

-

Curtiss

P-36A

53 (c/n 12467)

Panama

10

Agrupamento de Aviões de Adaptação (Operational Conversion Aircraft Grouping)

Fortaleza

(Pici Field)

Crashed at Recife, Brazil May 8, 1942
Source: American National Archives and JOE BAUGHER'S HP