467th BG(H) – Bombarder Group - Esquadrão 789th - B-24 Liberator - B24H 41-28750 "The Thunder Mug" 789th B.S. - Tripulação comandada pelo Tenente Charles Kagy em Fortaleza, Brasil. Em Rota rota transatlântica pela America do Sul via Dacar no Segal a caminho da Inglaterra. De pé: Greeley Connatser, Richard Houlihan (com Herman de macacão), lees de Eric. Ajoelhados: John Nestor e Joseph Jannetta. Esta tripulação conseguiu completar 73 missões no ETO - European Theater of Operations - Mediterraneo em agosto/setembro de 1944 quando retornou aos Estados Unidos.
A foto acima foi tirada no antigo terminal do atual Aeroporto pinto Martins. A pista construída pelos americanos foi concluída em 10 de dezembro de 1943. E possiblitou pelo menos 1.778 os voos de traslado de aeronaves similares (bombardeiros) ao 'The Tunder Mug'. Os Voos de translado de aeronaves para a Europa duraram até 14 de maio de 1944. Nesta época o destacamento americano da USAAF era denominado 1155th Army Air Force Base Unit - Fortaleza 1155th AAFBU (Foreign Transport Station) at Adjiacento Afld.
As obras na área do antigo campo de Pouso do Alto da Balança so se deram depois de uma 'ferrenha' intervanção do Tenente Coronel Sampaio de Macedo, que se opós ao levantamento feito pelos americanos que desejavam edificar uma base no padrão europeu com pistas em 'V' exatamente onde hoje existe o bairro da aldeota.
O Nome do projeto era 'Mucuripe Field' (Mucuripe Afld) o vérticie das pistas seria na atual Avenida Desembargador Moreira nas proximidades do 'Circulo Militar' (onde inclusive o DNOCS realizou a perfuração de varios poços artesianos) e iria de lá até proximo a Igreja do Cristo Rei. (Não é a toa que o atual Hospital do Exercito - A época hospital dos americanos esta a onde está)
A foto acima foi tirada no antigo terminal do atual Aeroporto pinto Martins. A pista construída pelos americanos foi concluída em 10 de dezembro de 1943. E possiblitou pelo menos 1.778 os voos de traslado de aeronaves similares (bombardeiros) ao 'The Tunder Mug'. Os Voos de translado de aeronaves para a Europa duraram até 14 de maio de 1944. Nesta época o destacamento americano da USAAF era denominado 1155th Army Air Force Base Unit - Fortaleza 1155th AAFBU (Foreign Transport Station) at Adjiacento Afld.
As obras na área do antigo campo de Pouso do Alto da Balança so se deram depois de uma 'ferrenha' intervanção do Tenente Coronel Sampaio de Macedo, que se opós ao levantamento feito pelos americanos que desejavam edificar uma base no padrão europeu com pistas em 'V' exatamente onde hoje existe o bairro da aldeota.
O Nome do projeto era 'Mucuripe Field' (Mucuripe Afld) o vérticie das pistas seria na atual Avenida Desembargador Moreira nas proximidades do 'Circulo Militar' (onde inclusive o DNOCS realizou a perfuração de varios poços artesianos) e iria de lá até proximo a Igreja do Cristo Rei. (Não é a toa que o atual Hospital do Exercito - A época hospital dos americanos esta a onde está)
B24H 41-28750 "The Thunder Mug" 789th B.S.
Additional Remarks: Original aircraft with the 789th Squadron; last mission with the 467th was in August 44, thought to be declared "war weary". Left to right standing: Charles Kagy, Hugh Miner, Eric Lees, Larry Langer.Middle: Greeley Connatser, Russ Barry, Henry Baker. Bottom: Richard Houlihan, Joe Janetta, John Nestor
One of the original 789th Squadron crews they completed their missions by late July 44. Richard "Dick" Houlihan was something of a "happy warrior" already completing a tour in the Mediterranean and going on to complete 73 missions in the ETO before returning
2 Comentários
Parabéns pela iniciativa de pesquisar e divulgar a história. Continue assim.
Quanto a matéria sobre o "Thunder Mug", informo que a base em que está pousado o avião e sua tripulação é o Adjacento Field.
Desde novembro de 1943, o tráfego de bombardeiros pesados da USAAF com destino a Europa, era realizado nesse novo campo de pouso.
Atenciosamente
José Henrique de A. Braga
jhenrique@correios.com.br