Fonte: JB
Jornal do Brasil: terça-feira, 8 de maio de 1945
"... Como Chefe de Governo e como brasileiro sinto-me orgulhoso pelos feitos dos nossos bravos expedicionários..." (Getúlio Vargas) Considerado feriado nacional, este dia marcou a volta ao Brasil dos primeiros escalões da Força Expedicionária Brasileira.
Jornal do Brasil: terça-feira, 8 de maio de 1945
A informação começou a circular logo cedo, veiculada por várias estações de rádio. A população carioca deixou-se contaminar com a notícia. O comércio cerrou as portas e o movimento nas ruas tornou-se intenso. Ouviam-se a todo instante a buzina dos automóveis, o clamor das sirenes. Dos andares mais altos dos edifícios da Avenida Rio Branco e das avenidas e ruas próximas jogava-se papel picado, o que dava à cidade um ar festivo. Quando os horrores da guerra se espraiaram até os mares do Brasil, o povo brasileiro veio para as ruas, em passeatas memoráveis, protestar contra o afundamento dos nossos navios; em comícios eloqüentes, pediu a guerra e reclamou a entrada do Brasil no grande conflito, e mais uma vez, à altura das suas tradições, vibrou de ardor cívico e patriótico com o dia em que a Alemanha se reconheceu aniquilada e se confessou vencida.
Jornal do Brasil: terça-feira, 8 de maio de 1945
A cidade marchou por várias ruas ao som de canções patrióticas, arrancando vibrantes aclamações do povo. Em meio ao imenso mar de gente que enchia a Avenida Rio Branco, dando-lhe características de singular apoteose, abria-se espaço para que, entre palmas e aclamações ruidosas, desfilassem soberbos os bravos integrantes do Corpo de Bombeiros ou os valorosos soldados do Exército Nacional, irmãos daqueles outros que, na Europa, honraram o nome do Brasil. Foi uma vitória do povo o fim da guerra e, ao seu modo, ele a festejou. O fim da II Guerra Munidal
Jornal do Brasil: terça-feira, 8 de maio de 1945
Anunciou-se oficialmente que a Alemanha rendeu-se incondicionalmente aos aliados, depois de seis anos de uma guerra sangrenta que se estendeu por todo o mundo civilizado. A Alemanha, que começou a guerra com o impiedoso ataque à Polônia, seguido por agressões sucessivas e inomináveis brutalidades nos seus campos de concentração, rendeu-se com um apelo aos vencedores, pedindo misericórdia para com o povo alemão e as suas forças armadas. O Japão continuou lutando desesperadamente por mais alguns meses no Pacífico.



Dia da Vitória na Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, sugindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro ministro, Winston Churchill, para saudar a população. A Princesa Elisabete (futura Rainha Elisabete II) e a sua irmã, a Princesa Margarida, foram autorizadas a juntar-se à festa, anónimas entre o povo de Londres.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

Dia da Vitória em video: