Fonte CARSALE

Gilles Villeneuve estava em sua última volta de qualificação para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 de 1982, no circuito de Zolder, quando encontrou, em uma curva de alta velocidade, o piloto alemão Jochen Mass, da March, retornando para os boxes. Um erro fez com que as rodas dos carros se tocassem e a Ferrari de Villeneuve fosse lançada ao ar, seguida de uma seqüência de capotagens. Os choques partiram o cockpit de Villeneuve ao meio, lançando o piloto para fora do monoposto. O acidente matou Villeneuve, aos 32 anos. Apesar de sua curta carreira na F1, ele foi considerado um dos melhores de todos os tempos da categoria, por seu estilo de pilotagem agressivo e atrevido.

Filho de um afinador de pianos, Joseph Gilles Henri Villeneuve nasceu em Quebec, no Canadá, no dia 18 de janeiro de 1950. Sua carreira no automobilismo começou em 1975, após uma breve e vitoriosa fase como piloto de trenó de neve motorizado, em sua terra natal. No ano seguinte Villeneuve foi campeão canadense e norte-americano da Fórmula Atlantic, fato que se repetiu em 1977. Neste mesmo ano, o canadense participou de uma corrida de monopostos no circuito Trois Riviere, no Canadá, que contou com a presença de uma série de pilotos de F1. Todos foram superados por Villeneuve. A vitória impressionou o então campeão mundial James Hunt, que lhe convidou para disputar o GP da Inglaterra, em Silverstone, a bordo de um carro da equipe McLaren.

Nesta corrida, utilizando um velho McLaren M-23 - mesmo modelo utilizado por Emerson Fittipaldi, em 1974 -, o piloto conquistou apenas a 11ª posição. A McLaren não o convidou para as provas seguintes, mas sua já crescente reputação e seu estilo arrojado lhe renderam um convite para fazer parte da equipe Ferrari, em 1978. Na equipe italiana o piloto protagonizou momentos inesquecíveis da Fórmula 1 e que lhe renderam o apelido de "piloto voador". A denominação refletia tanto suas capacidades como piloto como a série de acidentes impressionantes em que se envolveu. Um dos piores aconteceu no GP do Japão, em 1978, quando seu carro foi lançado contra dois espectadores que acabaram morrendo.

Em 1979, Villeneuve terminou a temporada na segunda colocação, perdendo apenas para seu companheiro de equipe, o sul-africano Jody Scheckter. A partir do ano seguinte, após uma promessa do próprio Enzo Ferrari, a escuderia passou a direcionar seus esforços em favor de Villeneuve, que não foi capaz de manter-se na frente da superioridade das outras equipes.

Após duas vitórias e uma boa temporada em 1981, quando a Ferrari entrou para o grupo dos times com motores turbo, Villeneuve se tornou o principal favorito para o título do ano seguinte. Porém, a Ferrari não deixou clara a sua posição quanto ao francês Didier Pironi, o outro piloto da escuderia. No GP de San Marino, Pironi ultrapassou Villeneuve nas voltas finais, descumprindo o que havia sido combinado entre os dois e a equipe, e venceu a prova. O fato abriu uma crise interna, já visível no pódio após a corrida. Logo surgiram boatos de que o canadense, magoado com a Ferrari, passaria para a britânica Williams na temporada de 1983.

No entanto, na prova seguinte, o GP da Bélgica, a rivalidade trouxe a reboque a morte de Villeneuve. Apesar de a tragédia no automobilismo não ser algo tão improvável para a época, o acidente fatal causou entre os pilotos e ao público uma comoção que só foi igualada doze anos depois, com a morte do brasileiro Ayrton Senna. Em sua breve carreira, Villeneuve disputou 67 grandes prêmios tendo vencido por cinco vezes.

Mesmo aqueles que tiveram com o canadense as mais acirradas disputas na pista, como o francês René Arnoux, havia a admiração por seu caráter simpático e amigável e sua lealdade como competidor, mesmo com tanto arrojo. Villeneuve deixou um casal de filhos, entre eles o campeão da Fórmula 1 de 1997, Jacques Villeneuve. O irmão mais novo do canadense, também chamado Jacques Villeneuve, obteve moderado sucesso nas categorias por onde seu irmão passou, chegando a disputar duas corridas de F1 e campeonatos de Fórmula Indy, na década de 1980.

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Destemido em video:





Video do acidente