A Guerra vitimou 62 mi de pessoas no mundo; Nos 42 campos de concentração foram 1,5 mi; Auschwitz (foto do dormitório) foi o principal deles
Foto de Yevgeny Khaldei, do exército da antiga URSS, quando o Aliados invadiram Reichstag, Berlim

Fonte: BONDENEWS


A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs potências mundiais, tendo sido o conflito bélico que causou mais vítimas em toda a história da humanidade. Os princiais países aliados foram China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos. A Alemanha, Itália e o Japão, por sua vez, formavam as forças do Eixo.

A guerra começou com a invasão alemã da Polônia, naquilo que Hitler chamava de expansão territorial. Aliás, o líder alemão Adolf Hitler pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, na exclusão de algumas minorias étnicas e religiosas (judeus, ciganos, deficientes físicos e homossexuais), na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.

Até 1943, o Eixo conquistou diversos territórios em invasões na Europa, África e Ásia. No entanto, os Aliados começavam a reverter esses resultados - principalmente nas Batalhas da Normandia e de Kursk. Em 44, após uma desastrosa tentativa de reconquistar parte da Bélgica, o exército alemão se desfigurou. Na Itália, os Aliados tomaram e reabriram o rio Reno.

Em 45, os Aliados já davam a guerra como acabada e tratavam acordos já sabendo da inevitabilidade da derrota alemã - decidindo sobre o futuro da Europa pós-guerra. Em abril, houve a execução de Mussolini e o suicídio de Hitler, os maiores representantes do Eixo nesta guerra. E no dia 7 de maio, a Alemanha assinou a rendição e assim chegava ao fim a guerra na Europa com um saldo nada positivo - aproximadamente 62 milhões de vítimas deste conflito.