Índia, Brasil, África Sul conduzem exercício naval comum.

Fonte: Indian Defense

Índia, Brasil e África do Sul deram início no ultimo dia 10 a um Exercício Naval Conjunto que visa combater o ilícitos de auto-mar. O exercício naval denominado IBSAMAR, começou na segunda-feira, na Cidade do Cabo, continuará até 15 de maio.

O exercício que envolve alem dos navios das 3 forças envolve também submarinos e aviões. África do Sul, Índia e Brasil, que fazem parte do novo fórum IBAS. O evento será uma oportunidade de testar os equipamentos eletrônicos destas marinhas uns contra os outros em uma situação de guerra simulada.

O Capitão Sul Africano, Charl Coetzee disse: "Temos uma série de exercícios marítimos que nós vamos realizar em auto-mar que englobarão manobras com embarcações navais dos três países. "

Já o Capitão Indiano Ajit Kumar, do INS Bombaim, disse que queria partilhar as suas técnicas os seus colegas da África do Sul e da Marinha Brasileira. Segundo ele a Índia já tem bastante experiência em manobras navais que envolvam várias nações. "Por exemplo, no final de 2006, fomos capazes de trabalhar com o Sri Lanka e o Nepal durante o conflito Líbano. Nós também desempenhamos um papel ativo durante o tsunami de 2004 quando uma enorme quantidade meios e de recursos da Marinha Indiana foi utilizada," ele disse.

Capitão Onias de Castro Lima do Brasil disse: "Com este exercício o que queremos é obter uma melhor cooperação entre as nossas diferentes marinhas e aplicar alguns destes conhecimentos na nossa marinha. Temos a intenção de partilhar experiências e nossos conhecimentos nas manobras com helicópteros e com submarinos.".


Começou a IBSAMAR-2008

Fonte: ALIDE

Apesar do mau tempo, com ondas de até 4 metros, teve ínicio às 8 horas da manhã de hoje a operação IBSAMAR - 2008, exercício conjunto entre as marinhas da Índia, Brasil e África do Sul. Esta operação ocorre em águas sul africanas e os navios sairam da Base Naval de Simonstown na seguinte ordem:
INS Mumbai - INS Karmu - BNS Independência - BNS Defensora - SAS Amatola - SAS Islandwana - SAS Drakensberg - SAS Umkomaas - SAS Galeshewe - SAS Isaac Dyobha - SAS Amatola - SAS Islandwana - SAS Drakensberg - SAS Galeshewe.

Esta é a primeira vez que as marinhas da Índia, Brasil e África do Su, realizarão um exercício naval conjunto. Os exercícios envolverão intercâmbio entre as marinhas com relação às ações e táticas executadas por cada uma delas no que diz respeito à guerra de superfície, anti-submarina e defesa contra ameaças aéreas. Esta operação irá gerar para todas as marinhas envolvidas uma conhecimento fabuloso, o que facilitará em muito futuras operações conjuntas. Esperamos que exercícios como este, ocorram com mais frequência, demonstrando a capacidade da Marinha do Brasil de se projetar operacionalmente em cenários diversos. Não conseguimos confirmar qual submarino iria participar do exercício, mas sabemos que será um IKL-209 Type 1400MOD.

Coquetel à bordo da Defensora marca a realização da 1ª parte da IBSAMAR

Fonte: ALIDE


Num intervalo entre suas duas etapas de mar, os navios indianos, sul-africanos e brasileiros entraram no porto de Capetown para atender aos aspectos diplomáticos desta comissão. Três recepções distintas serão realizadas, uma num navios de cada marinha. Além de convidados VIP das armadas participantes muitos representantes do corpo consular estiveram presentes.
A exata dimensão da importância deste primeiro evento naval entre as três marinhas para o Brasil pode ser medida pela presença do Sr Almirante Prado Maia, Comandante em Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil, nestes eventos em Cape Town.

O Exercício IBSAMAR coincide com a realização, nesta cidade africana, do Forum IBAS onde se discute os próximos passos para esta associação sul-sul.
Para o IBSAMAR, a Indian Navy fez questão de trazer seu maior e mais recente navio escolta, o D62 Mumbai deslocando mais de 6700t. O Mumbai realiza com igual competência a guerra ASW/ASuW e Anti-Aérea. Seu companheiro nesta viagem de 6.000 MN até aqui foi a Corveta (P64) Karmuk armada principalmente com mísseis ASuW Kh-25 (SS-N-25) Uran, dos quais carrega 16 em grandes tubos diagonais na proa. O Brasil trouxe para a África as Fragatas Classe Niterói Modernizadas, Independência (F-44) e Defensora (F-41).

A África do Sul, por sua vez, participou com as fragatas MEKO200 SAN Isandlwana e Amatola além do navio de tanque/apoio logístico Drakensberg. Na segunda-feira novamente os navios suspenderão para retomar os exercícios que os levarão de volta à Base Naval de Simonstown, sede da esquadra sul-africana.
Todos os participantes demonstraram grande satisfação com o andar dos exercícios e abertamente comentam que as perspectivas para uma segunda IBSAMAR são muito positivas. Caso confirmado isso, aparentemente, caberá a Índia a oportunidade de ser o próximo anfitrião deste exercício.