“Os embaixadores do Brasil no céu”

14 de maio de 1952. A “Esquadrilha da Fumaça” realiza sua primeira exibição oficial.

Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.

Atualmente, com mais de 3000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, cruza os céus a “Esquadrilha da Fumaça”. Aeronaves pilotadas por uma equipe cujo destemor e orgulho são resultantes não só da confiança mútua desenvolvida ao longo dos treinamentos, como também, da certeza de estarem representando a Instituição que prima pela eficiência na defesa da soberania do espaço aéreo de nossa pátria.

Embora com uma estrutura bastante diferenciada daquela época, o Esquadrão de Demonstração Aérea - nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, procura resguardar, hoje, os princípios de profissionalismo que lhe deram sustentação ao longo da sua existência. Com o reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como importante instrumento de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira, atingindo uma posição de destaque perante a opinião pública.

Os modelos de avião utilizados nesses cinqüenta anos de existência da Esquadrilha da Fumaça. São eles: o T-6 North American, o T-24 Super Fouga Magister, o T-25 Universal e o T-27 Tucano. Além do símbolo da Aeronáutica, no canto inferior, um dos selos apresenta a famosa manobra Coração, assinatura da Esquadrilha. Todos os selos têm, ao fundo, o céu azul e algumas paisagens tipicamente brasileiras, como o Corcovado. Para compor a série, Mário Alves optou pela técnica guache sobre papel. O ronco dos aviões T-6 marcou o início da Esquadrilha da Fumaça, formada por instrutores de vôo da antiga Escola da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, em maio de 1952. Nas atuais demonstrações, é usado o modelo T-27 Tucano, fabricado pela Embraer, nas cores da bandeira brasileira. Sem dúvida, a Força Aérea Brasileira está bem representada pela Esquadrilha, com mais de 2.600 demonstrações no Brasil e no exterior.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza em suas demonstrações o avião T-27 Tucano - EMBRAER, pintado com as cores da Bandeira brasileira.

A Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la como instituição capaz de garantir a soberania do espaço aéreo nacional.

Esse é o estímulo que tem movido os passos desse Esquadrão da Força Aérea ao logo desses 50 anos de sua existência, demonstrando a elevada capacidade técnica de pilotos e mecânicos, dando continuidade ao velho espírito de arrojo e determinação de homens que, nos idos de 52, propiciaram a criação da "Esquadrilha da Fumaça".

Visite a Página Oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)

"Esquadrilha da Fumaça" em video: