Aniversário de uma década sem o cantor é nesta quarta-feira (14).
Serviço postal dos EUA lança selo em homenagem ao astro; ouça músicas.
Do G1, em São Paulo

ono dos olhos azuis mais sedutores do cenário artístico norte-americano, Frank Sinatra morreu há exatos 10 anos deixando um legado e tanto para os admiradores de música e cinema. Seu carisma e voz inconfundível fizeram com que ele conquistasse um lugar de honra na história da música contemporânea e ainda lhe renderam a alcunha definitiva: “The Voice”.

Nascido Francis Albert Sinatra, o cantor e ator morto em decorrência de uma parada cardíaca, aos 82 anos, desenvolveu ao longo da carreira um estilo sofisticado que acabou por se tornar sinônimo de clássico.

Clique aqui para ouvir especial GloboRadio com músicas de Frank Sinatra

Foto: Reuters
Selo em homenagem a Frank Sinatra é lançado em cerimônia em Nova York nesta terça, 13 de maio. (Foto: Reuters)


Com duas estrelas na Calçada da Fama, apareceu em mais de 50 filmes e foi intérprete de grandes canções, como “Fly me to the moon”, “Strangers in the night”, “My way” e “(Theme from) New York, New York”.

Entre seus amores figuram as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, com quem foi casado, além da socialite Barbara Marx, que esteve ao seu lado até o último dia de sua vida.

Sinatra deixou ainda alguns duetos famosos, alguns deles reunidos no álbum “Duets”, de 1993. Boa parte do sucesso comercial do disco é devida à parceria com Bono, cantor do U2, em “I’ve got you under my skin”. “Duets II”, lançado no ano seguinte, traz a participação do maestro brasileiro Tom Jobim, com quem o cantor dividiu diversas canções.

No final dos anos 60, a dupla lançou “Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim”, com arranjos de Claus Ogerman, incluindo versões em inglês de músicas de Tom (“The girl from Ipanema”, “How insensitive”, "Dindi"), além de composições americanas.

Selo

No ano passado, o Serviço Postal dos Estados Unidos anunciou o lançamento de um selo postal em homenagem aos 10 anos da morte de Frank Sinatra. O anúncio foi feito em 12 de dezembro – dia em que ele completaria 92 anos.

Os filhos de Sinatra - Nancy, Frank Jr. e Tina - participaram da cerimônia de lançamento do selo, que traz o cantor usando seu característico chapéu de feltro. “Nosso pai amava este país. Este seria um de seus dias mais felizes”, destacaram os filhos do cantor na ocasião.

Reedições
Algumas reedições coincidem com os 10 anos da morte do cantor. O álbum “Nothing but the best”, lançado esta semana, reúne 22 de suas músicas mais conhecidas. Para quem prefere vê-lo na tela a opção são os 22 filmes em DVD lançados agora pela Warner.

Já o livro “Remembering Sinatra” ganha edição atualizada (nos EUA) com fotos e o famoso texto de Gay Talese, “Frank Sinatra está resfriado”, publicado em 1966. Escalado pela revista “Esquire” para entrevistar o astro, Talese foi pego de surpresa ao saber que Sinatra não poderia falar porque estava com gripe.

Em um bom exemplo de como transformar um limão em uma limonada, o jornalista escreveu um texto a partir de depoimentos de pessoas ao redor do cantor e muita observação. O resultado é um dos melhores perfis já escritos sobre Frank Sinatra.

Frank Sinatra em video: