Peter Minuit




New Amsterdam in 1651
Engraving by Joost Hartgers


Em 1626 Peter Minuit, primeiro governador de New Netherland, comprou Manhattan Island aos índios nativos por mercadoria diversa no valor de cerca de $24. ... De forma a simplificar, assumamos uma taxa fixa de 7% de 1626 até ao presente (1908), e suponhamos que os Índios tivessem colocado os seus ...

Fonte: Folha online

Descoberta em 1524 pelo italiano Giovanni da Verrazzano (c.1485-c.1528), numa expedição paga por franceses, a ilha de Manhattan foi visitada pelo inglês Henry Hudson, em 1609, num navio de bandeira holandesa. E foi também um holandês, Peter Minuit, que a comprou dos índios algonquínos --na verdade, trocou as terras insulares por bugigangas avaliadas em 60 guilders (US$ 24).

A ocupação, no entanto, não foi pacífica e, até que Peter Stuyvesant fosse para lá, enviado pela Companhia das Índias, em 1647, a paz era uma quimera. Chamado de "Peg Leg", Stuyvesant havia perdido uma perna em Curaçao, nas Antilhas Holandesas, numa batalha contra os portugueses.

Foi ele que batizou a cidade de Nova Amsterdã e, em 17 anos de gestão, edificou fortalezas, escolas, hospital, cadeia e correio. Nessa época, com a chegada de colonos, a população da ilha duplicou, chegando a 1.500 habitantes.

Em 1664, a Inglaterra mandou o coronel Richard Nicholls à região. Ele enfrentou Stuyvesant e, sem disparar um tiro, conquistou a cidade, que passou a se chamar Nova York.

Até o início do século 19, lá viviam apenas umas 35 mil pessoas. Foi à essa altura que Nova York começou a receber imensos contingentes de imigrantes.

Italianos, chineses e também um grande número de judeus russos que fugiam dos "pogroms" transformaram a pequena cidade numa metrópole cosmopolita e em referência.

Em 1835, depois de um Grande Incêndio, teve início uma nova fase histórica. Surgiram museus, como o de História Natural, de 1877, cujo site é www.amnh.org; a Ópera, inaugurada em 1883; e mesmo a Estátua da Liberdade, presente da França, fincada numa ilha ao largo de Manhattan em 1886. Em 1892, a ilha de Ellis, próxima da estátua, passou a ser usada na triagem dos imigrantes.

Com o século 20 à espreita, Nova York unificou cinco bairros sob uma única jurisdição, isso em 1898, quando a metrópole contava com uma população de 3,4 milhões de pessoas. A solução foi encarar a modernidade --e o metrô começou a ser construído em 1900, pelo prefeito Robert van Wyck.