Embora esteja em estudo a substituição do Hummer (também conhecido como Humvee), um veículo desenvolvido nos anos 70 para substituir os veículos do tipo do Jeep e do Mule, enquanto não é tomada uma decisão as várias forças armadas norte-americanas precisam de veículos para garantir a sua mobilidade.
Muitos dos Hummer mais antigos têm vindo a ser retirados de serviço à medida que vão envelhecendo e ficando inoperacionais. Muitos Hummer foram objecto de modificações de emergência, quando se verificou que as tropas norte-americanas estavam completamente impreparadas para se defender de ameaças assimétricas que se tornaram comuns nos teatros de operações do Iraque e do Afeganistão. Só no Iraque, o numero de Hummers ao serviço atingiu 17.000, numero a que se somam cerca de 5.000 veículos do tipo MRAP.
Os teatros de operações para onde foram enviadas as forças americanas também são extremamente agressivos para os equipamentos, o que implica um desgaste acelerado de componentes, motores e sistemas de suspensão.
Os Estados Unidos começaram a entregar às forças iraquianas vários Hummer ainda operacionais, na sua tentativa de criar um exército iraquiano operacional.
Por estar razões, entre Abril e Maio de 2008, o exército norte-americanao colocou junto da empresa AM General, encomendas para mais de 9.000 unidades do veículo que se tornou uma marca registada dos Estados Unidos, durante as últimas três décadas.
No inicio de Abril foi colocada uma encomenda para 4.526 Hummer da série M1151, um Hummer com protecção blindada incorporada de fábrica, ao contrário dos Hummer mais comuns aos quais foi necessário incorporar blindagens improvisadas[1] e adequado para o transporte de pessoal.
Mais encomendas foram posteriormente recebidas para o modelo M-1152, uma versão pickup blindada, especialmente utilizada para o transporte de munições e apoio logístico. Da encomenda faz também parte o M1165, uma espécie de híbrido entre os dois anteriores modelos que permite o transporte de quatro militares e que retêm na parte traseira uma pequena área para transporte.
Com a encomenda de 4.526 Hummer em meados de Abril, uma outra para 3.216 no inicio de Maio e com a encomenda de mais 1.470 unidades colocada na Quinta-feira passada, o total de veículos deste tipo encomendados nos últimos trinta dias atingiu 9.212 unidades.
Os vários ramos das forças armadas dos Estados Unidos ainda não decidiram que tipo de veículo vai de facto substituir o Hummer. Os veículos do tipo MRAP são considerados demasiado grandes e volumosos para a função. O projecto JLTV continua em estudo com várias propostas apresentadas por diferentes empresas. Entretanto a exigência de veículos cada vez mais blindados e pesados, parece estar a aproximar cada vez mais o conceito de veículo MRAP capaz de resistir a minas da especificação para o futuro substituto do Hummer. Até lá, o «Humvee» continuará a ser um veículo de referência para os norte-americanos.
O CEO da Airbus, Guillaume Faury, afirmou que os dois principais programas
europeus de desenvolvimento...
O post Airbus considera fusão entre os programa...
Há uma hora
0 Comentários