Fonte: Jornal O Povo

Os estudos estão afunilando a escolha e eu acredito que no final deste mês, no máximo no início do próximo, já tenhamos uma posição definida", disse o diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras.

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou nesta segunda-feira (19) que deverá concluir até o início do próximo mês os estudos preliminares que definirão a localização, o custo e a capacidade de processamento da Refinaria Premium, prevista para ser construída na Região Nordeste.

“Existem opções e nós estamos avaliando vários estados. Os estudos estão afunilando a escolha e eu acredito que no final deste mês, no máximo no início do próximo, já tenhamos uma posição definida sobre o assunto”, disse.

A Refinaria Premium será a segunda que a estatal construirá no Nordeste. A Petrobras, em parceria com a estatal venezuelana PDVSA, está construindo a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, com capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo por dia. A Premium, que será a maior em capacidade de refino no país, deverá processar cerca de 500 mil barris de petróleo por dia.

Costa disse que também em junho a estatal define se compra uma refinaria em Aruba, no Caribe, de propriedade da empresa americana Valero Energy.

Ele explicou que a Petrobras ainda aguarda um relatório completo sobre a real situação da refinaria, que recentemente sofreu um incêndio e ainda não retomou as operações de refino.

O diretor reafirmou que a Petrobras continua buscando oportunidades de negócios na área de refino nos Estados Unidos - onde já adquiriu a refinaria de Passadena, na cidade de Houston -; na Europa e na Ásia - onde também adquiriu uma refinaria no Japão.