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A segunda versão do caça F-18, substituiu a primeira, transformando as duas anteriores versões dedicadas num único avião com capacidade para diferentes tipos de missão.
O F/A-18C, e a sua versão de dois lugares F/A-18D, entraram ao serviço a partir de 1986.
Em termos de armamento, o F/A-18C/D ficou com apenas um canhão rotativo do tipo Gattling de 20mm e manteve os nove pontos de fixação para armas e depósitos de combustível.
Parte dos F/A-18C/D também receberam o novo radar AN/APG-73 mais sofisticado (que também será instalado na série seguinte o Super Hornet).
Informação genérica: No final dos anos 60 a marinha dos Estados Unidos, previa utilizar o poderoso caça F-14 que substituiu o F-4 «Phantom» na funçao de aeronave de superioridade aérea, e ao mesmo tempo na função de aeronave de ataque, para substituir os F-4 Skyhawk e A-7 Corsair.
Mas os problemas financeiros que envolveram o projecto, levaram a marinha a procurar uma solução mais barata porque começou a temer um aumento de custos de operação do F-14, o que inevitavelmente levaria (como levou) a uma redução do numero de aeronaves F-14 que sería possivel adquirir.
Em meados dos anos 70 a Northrop competia com o seu YF-17 contra o projecto YF-16 da General Dynamics, com o objectivo de fornecer um caça ligeiro à Força Aérea dos Estados Unidos.
Com a vitória do YF-16 (Caça F-16A/B) a Northrop e a NcDonnel Douglas desenvolveram uma versão do YF-17 adaptada para utilização a bordo de porta-aviões. Essa versão será conhecida como F-18 e será desenvolvida e construida pela McDonnel-Douglas.
O F-18 é no entanto mais poderoso que o projecto inicial YF-17. Conta com dois motores, trem de aterragem muito mais resistente e maior capacidade pra transporte de armas. A aeronave foi redesenhada para permitir a operação a partir de porta-aviões, tendo sido efectuadas alterações como a incorporação de asas com extremidades dobráveis.
Inicialmente considerou-se a possibilidade de operar duas versões diferentes da aeronave F-18 - uma aeronave destinada à função caça e o A-18 - Para missões de interdição, mas a solução de duas aeronaves não foi aceite pelo que foi resolvido conjugar as duas funções numa só aeronave que será conhecida como F/A-18.
A versão F/A-18A com um lugar e a versão F/A-18B com dois lugares. As aeronaves entraram ao serviço nos Estados Unidos, e também em vários outros países.
A versão F/A-18A/B, foi substituida pela versão F/A-18C/D e vários países optaram por efectuar modernizações aos seus F/A-18A/B para um padrão mais moderno que os aproxima dos modelos C/D.
Com o fim da vida útil do caça F-14 «Tomcat», a marinha dos Estados Unidos decidiu adoptar o F-18 como o seu principal caça embarcado. Inicialmente previa-se a substituiçao do F-14 por uma versão naval do F-22«Raptor», o que foi julgado inviável. Como o projecto que levaria ao F-35 era ainda embrionário no final dos anos 90, foi decidido escolher a proposta da McDonnel Douglas para uma versão melhorada do Hornet.
Nasce assim o Super Hornet que será designado F/A-18E/F.
Trata-se de uma versão maior e mais poderosa do Hornet, inicialmente equipada com o radar AN/APG-73 que já tinha começado a ser instalado no F/A-18D. A partir de 2006 o «Super Hornet» passou a receber um moderno radar do tipo AESA.
O F/A-18C, e a sua versão de dois lugares F/A-18D, entraram ao serviço a partir de 1986.
Em termos de armamento, o F/A-18C/D ficou com apenas um canhão rotativo do tipo Gattling de 20mm e manteve os nove pontos de fixação para armas e depósitos de combustível.
Parte dos F/A-18C/D também receberam o novo radar AN/APG-73 mais sofisticado (que também será instalado na série seguinte o Super Hornet).
Informação genérica: No final dos anos 60 a marinha dos Estados Unidos, previa utilizar o poderoso caça F-14 que substituiu o F-4 «Phantom» na funçao de aeronave de superioridade aérea, e ao mesmo tempo na função de aeronave de ataque, para substituir os F-4 Skyhawk e A-7 Corsair.
Mas os problemas financeiros que envolveram o projecto, levaram a marinha a procurar uma solução mais barata porque começou a temer um aumento de custos de operação do F-14, o que inevitavelmente levaria (como levou) a uma redução do numero de aeronaves F-14 que sería possivel adquirir.
Em meados dos anos 70 a Northrop competia com o seu YF-17 contra o projecto YF-16 da General Dynamics, com o objectivo de fornecer um caça ligeiro à Força Aérea dos Estados Unidos.
Com a vitória do YF-16 (Caça F-16A/B) a Northrop e a NcDonnel Douglas desenvolveram uma versão do YF-17 adaptada para utilização a bordo de porta-aviões. Essa versão será conhecida como F-18 e será desenvolvida e construida pela McDonnel-Douglas.
O F-18 é no entanto mais poderoso que o projecto inicial YF-17. Conta com dois motores, trem de aterragem muito mais resistente e maior capacidade pra transporte de armas. A aeronave foi redesenhada para permitir a operação a partir de porta-aviões, tendo sido efectuadas alterações como a incorporação de asas com extremidades dobráveis.
Inicialmente considerou-se a possibilidade de operar duas versões diferentes da aeronave F-18 - uma aeronave destinada à função caça e o A-18 - Para missões de interdição, mas a solução de duas aeronaves não foi aceite pelo que foi resolvido conjugar as duas funções numa só aeronave que será conhecida como F/A-18.
A versão F/A-18A com um lugar e a versão F/A-18B com dois lugares. As aeronaves entraram ao serviço nos Estados Unidos, e também em vários outros países.
A versão F/A-18A/B, foi substituida pela versão F/A-18C/D e vários países optaram por efectuar modernizações aos seus F/A-18A/B para um padrão mais moderno que os aproxima dos modelos C/D.
Com o fim da vida útil do caça F-14 «Tomcat», a marinha dos Estados Unidos decidiu adoptar o F-18 como o seu principal caça embarcado. Inicialmente previa-se a substituiçao do F-14 por uma versão naval do F-22«Raptor», o que foi julgado inviável. Como o projecto que levaria ao F-35 era ainda embrionário no final dos anos 90, foi decidido escolher a proposta da McDonnel Douglas para uma versão melhorada do Hornet.
Nasce assim o Super Hornet que será designado F/A-18E/F.
Trata-se de uma versão maior e mais poderosa do Hornet, inicialmente equipada com o radar AN/APG-73 que já tinha começado a ser instalado no F/A-18D. A partir de 2006 o «Super Hornet» passou a receber um moderno radar do tipo AESA.
Comparação entre o Hornet na versão C/D à esquerda e mais recente e maior Super Hornet na versão E/F à direita. Na foto de topo, uma das diferenças mais marcantes entre as duas aeronaves, são as tomadas de ar dos motores. |
Até ao momento, a última versão do F/A-18 foi escolhida pela marinha dos Estados Unidos e também pela Austrália.
Espera-se que no futuro os Hornet ainda ao serviço, juntamente com o Super Hornet sejam substituidos pelo caça «Stealth» F-35C, a última das três versões do caça F-35 a ser desenvolvida.
DESCRIÇÃO
O F/A-18E é a ultima versão do caça F/A-18 desenvolvido para a marinha dos EUA entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. O F/A-18 original foi o avião de terceira geração com melhores características multifuncionais, porém havia pequenas limitações que atrapalhavam nas missões que ele tinha que cumprir. A principal delas era a baixa autonomia, que impedia missões de interdição em profundidade, e uma outra, era a carga de armas que era menor que a do seu antecessor A-6 intruder. No novo F/A-18E Super Hornet essas limitações foram resolvidas, e o caça pode atacar alvos que estejam a 1400 km da base ou navio e transportando mais carga, graças a um aumento do tamanho das asas e da fuselagem. O aumento do bordo de ataque (LERX), garante melhor sustentação que os Hornets mais antigos mas mesmo assim a manobrabilidade é um pouco inferior ao dos F/A-18 antigos. As asas maiores montadas no F/A-18E também contribuem para uma melhor sustentação, além de possuirem 2 novos pontos para transporte de armas. O Super Hornet transporta uma tonelada a mais de carga que seu antecessor.
O F/A-18E é a ultima versão do caça F/A-18 desenvolvido para a marinha dos EUA entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. O F/A-18 original foi o avião de terceira geração com melhores características multifuncionais, porém havia pequenas limitações que atrapalhavam nas missões que ele tinha que cumprir. A principal delas era a baixa autonomia, que impedia missões de interdição em profundidade, e uma outra, era a carga de armas que era menor que a do seu antecessor A-6 intruder. No novo F/A-18E Super Hornet essas limitações foram resolvidas, e o caça pode atacar alvos que estejam a 1400 km da base ou navio e transportando mais carga, graças a um aumento do tamanho das asas e da fuselagem. O aumento do bordo de ataque (LERX), garante melhor sustentação que os Hornets mais antigos mas mesmo assim a manobrabilidade é um pouco inferior ao dos F/A-18 antigos. As asas maiores montadas no F/A-18E também contribuem para uma melhor sustentação, além de possuirem 2 novos pontos para transporte de armas. O Super Hornet transporta uma tonelada a mais de carga que seu antecessor.
Acima: Um F/A-18F muda seu rumo apos um reabastecimento em vôo. O alcance foi um dos itens que mais foram melhorados nessa atualização do F/A-18.
Todo o avião aumentou de tamanho, o que acarretou a possibilidade de transportar mais combustível, e as entradas de ar, foram recuadas e tiveram sua forma geométrica mudada para um padrão mais retangular, no lugar das tradicionais entradas arredondadas. Essa modificação visou otimizar os vôos com velocidade elevada além de diminuir o RCS do avião para os radares inimigos. Deve-se notar também que o F/A-18E tem varias modificações para diminuir sua assinatura de radar, de forma que mesmo sendo maior que seu antecessor, ele ainda é bem menos detectável para o inimigo. Com o aumento do tamanho e as outras modificações é claro que o peso do avião aumentaria também e no caso do F/A-18E é 3 toneladas mais pesado que seu antecessor, exigindo, assim, um novo motor mais potente para não perder o desempenho de vôo.O novo motor é um modelo derivado do confiavel General Electric F-404 usado nas versões anteriores do F/A-18. O novo motor foi batizado de F-414 GE-400 que consegue um empuxo máximo, com pós combustor, de 10000 kg, contra os 7252 kg de empuxo do motor mais antigo. Com esse novo motor, o F/A-18E se mostrou ser um pouco mais potente que o F/A18, original, beneficiando as acelerações.
Acima: Com o pós combustor a toda potência, este Super Hornte decola do porta aviões para mais uma missão. Essas excelentes aéronaves tem tido muito trabalho em apoio as missões de guerra do Iraque e Afeganistão.
Entre as outras novidades incorporadas a esse caça, está um novo radar AN/ APG-79 da Raytheon e Boeing. Esse radar é do tipo AESA (varredura ativa) e permitiu aumentar o alcance de busca para 180 Km e ainda pode acompanhar 20 alvos simultaneamente. Assim como o radar APG-77 do F-22 Raptor, o APG-79, executa, simultaneamente, a busca ar ar e ar terra. Sua antena fixa, e a baixa energia empregada no funcionamento deste radar permite diminuir a as chances de que o sistema de alerta de radar do inimigo perceba a presença do F/A-18E.
Acima: Um F/A-18F em confoguração limpa faz uma passagem a baixa altitude durante uma de suas muitas apresentações publicas em shows aéreos.
O F/A-18E substituiram os famosos F-14 durante a primeira década desse século e no final da década deverá estar operando junto com os novissimos F-35 Lightning II a bordo dos porta aviões da esquadra americana, já descrito pelo Campo De Batalha Aérea. De qualquer forma, o F/A-18E é um bom caça de combate na medida que ele pode atacar alvos terrestres com extrema letalidade, assim como, na mesma missão, interceptar caças inimigos que, por ventura venham tentar impedir sua missão. No mercado internacional, o F/A-18E está sendo promovido pelos EUA nos muitos programas de reaparelhamento que estão em andamento no mundo, porém deve-se entender que com seu elevado preço, e o maior potencial de crescimento dos caças de nova geração, as chances de sucesso comercial desta aeronave são bem reduzidas. Para se equipar um porta aviões, esse caça é uma boa escolha, tendo como único concorrente a altura de sua sofisticação eletrônica, o Rafale francês que embora caro também, tem um desempenho de vôo superior.
Acima: Aqui temos um Boeing F/A-18 E/F Super Hornet inicia uma manobra em alta velocidade causando a condensação do vapor atmosférico. esse efeito é muito bonito de se assistir. (Foto tirada por Bernardo Malfitano http://www.airshowfan.com/ )
Existe uma versão para dois lugares do Super Hornet, que tem o nome de F/A-18F, e que além da conversão como missão, também é usado para ataques, sendo que o segundo tripulante tem a missão de controlar os sistemas de armas, facilitando, assim, o desempenho do piloto, que não terá que se preocupar com essa parte da missão. Uma outra versão de dois lugares, chamada de E/A-18 Growler, será usada para a guerra eletrônica em substituição dos já cansados Grumman EA-6B Prowler.
Acima: Um protótipo do novo E/A-18 Growler, desenvolvido para a guerra eletronica em subsituição ao veterano EA-6B Prowler.
Nas missões de combate aéreo, O F/A-18E, poderá levar até 16 mísseis, sendo 2 AIM-9 Sidewinder, e até 14 AIM-120 Amraam, mostrando assim seu fantástico poder de fogo. Para missões ar terra, ele pode ser armado com todas as novas armas guiadas por GPS que estão entrando em operação nas forças armadas americanas, como as JDAM, JSOW, GBU-39 SDB e os mísseis SLAN-ER de longo alcance contra alvos terrestres e navais.Alias, cabe ressaltar aqui quer o F/A-18, em qualquer uma de suas versões, sempre foi um explendido sistema de armas, sendo muito adequado ao testes de novos armamentos.
Acima: Aqui temos uma ilustração com boa parte do poderoso armamento que o F/A-18E/F Super Hornet é capaz de transportar. Como se pode ver, ele é capaz de enfrentar qualquer missão de combate com tranquilidade.
FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 1
Velocidade máxima: mach 1,9
Razão de subida: * 14500m/min
Potência: 1.01
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: *22º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1400 km/ 2800km
Alcance do radar: Raytheon AN/ APG-79 com 180 km
Empuxo: 2X F-414 GE-400 10000kgf
DIMENSÕES
Razão de subida: * 14500m/min
Potência: 1.01
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: *22º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1400 km/ 2800km
Alcance do radar: Raytheon AN/ APG-79 com 180 km
Empuxo: 2X F-414 GE-400 10000kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 18,31m
Envergadura: 13,62m
Altura: 4,88m
Peso: 13,83Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM 120 Amraam, AIM 9L/M/X Sidewinder, AIM 7 Sparrow
Ar Terra: Míssil AGM65 Maverick, AGM88 Harm, AGM84H Slam ER, AGM154 JSOW GBU31/32 JDAM, GBU24.
Interno: Canhão M61A2 Vulcan 20mm.
(obs: A marca * significa que o valor está estimado)
F/A-18 EM VIDEO:
Mig 29 vs. F18
Altura: 4,88m
Peso: 13,83Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM 120 Amraam, AIM 9L/M/X Sidewinder, AIM 7 Sparrow
Ar Terra: Míssil AGM65 Maverick, AGM88 Harm, AGM84H Slam ER, AGM154 JSOW GBU31/32 JDAM, GBU24.
Interno: Canhão M61A2 Vulcan 20mm.
(obs: A marca * significa que o valor está estimado)
F/A-18 EM VIDEO:
Mig 29 vs. F18
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