Fonte: Revista Asas
Batizado de Glonass (Global Navigation Satellite System, sistema de posicionamento via satélite), o projeto foi desenvolvido para atender as necessidades civis e militares, fornecendo informações em tempo real para os seus usuários.
De acordo com o Instituto Central de Pesquisas para Construção de Equipamentos, o Glonass consistirá em 16 satélites no qual 13 ficarão em constante operação e outros três em manutenção. Primeiramente, foi anunciado que o sistema funcionaria com 18 satélites, cobrindo todo o território russo fornecendo serviços de navegação, e outros 24 operando em nível mundial.
O GPS russo (GLONASS) terá 18 satélites em 2008 e oferecerá então cobertura global
Embora se fala muito do sistema americano GPS, este não é o único, e o sistema europeu Galileo nem sequer é o seu mais forte concorrente… A Rússia opera com sucesso o seu próprio sistema de posicionamento global GLONASS e planeia ter em órbita 18 satélites em 2008, o que o tornará capaz de oferecer o seu sistema a qualquer lugar do globo.
Actualmente, funcionam 17 satélites GLONASS, mas alguns estão prester a parar de funcionar e serão substituidos nos próximos anos. A Rússia estima que o sistema no seu pleno funcionamento vai requerer 24 satélites, incluindo 6 em reserva para assegurar falhas dos satélites da rede principal.
O primeiro satélite GLONASS foi lançado em 12 de Outubro de 1982, mas tinha apenas objectivos militares, datando a versão comercial do sistema apenas de 1993.
Publicado também em: DoMelhor.net
0 Comentários