Evangelho (Mateus 6,19-23)

Sexta-Feira, 20 de Junho de 2008
11ª Semana Comum

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19"Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".

Santo Adalberto

Santo Adalberto Nesta crise de modelo de que vive o mundo, a Igreja Católica apresenta seus modelos, não como os superiores, mas sim, aqueles que conseguiram ser na pequenez, comunicadores do grande Amor de Deus. Santo Adalberto foi monge beneditino em Weissenburg, na Alemanha, e aconteceu sua escolha para ser missionário na Rússia a pedido da recém convertida princesa Olga.
Com um grupo de missionários, Adalberto dirigiu-se para a evangelização das ferozes tribos russas que, apegadas ao paganismo, mataram quase todos missionários, sobrando apenas o Santo de hoje. Abalado, mas não destruído, o Santo retomou a missão por meio de outro método que consistia em estabelecer sede na cidade de Magdeburgo, para daí penetrar nos territórios eslavos e russos.
Dentro da prudência, ousadia no orar e zelo missionário Santo Adalberto, agora ordenado bispo, semeou com tanto amor e suor a Palavra, que foi o próprio a ordenar o primeiro bispo de Praga. Depois de lançar os fundamentos para a organização eclesiásticas em terras de missão, principalmente em meio ao povo eslavo, polonês e russo. Santo Adalberto consumiu-se pelo Evangelho até receber a recompensa do Céu, isto no ano de 918.