Rafale B/C
Caça de superioridade aérea (Dassault-Aviation)
Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 15.27 M
Envergadura: 10.8 M
Altura: 5.34
2 x motores SNECMA M88-2 turbofan
Potência total: 15300 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 9060 Kg
Peso máximo/descolagem: 23800 Kg
Numero de suportes p/ armas: 14
Capacidade de carga/armamento: 9500 Kg
Tripulação / passageiros: 1-2
Velocidade Maxima: 2400 Km/h
Máxima(nível do mar): 1390 Km/h
De cruzeiro: 950 Km/h
Autonomia standard /carregado : 2200 Km
Autonomia máxima / leve 3700 Km.
Altitude máxima: 18000 Metros

Rafale M - Versão Naval
Caça de superioridade aérea (Dassault-Aviation)
Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 10.3 M
Envergadura: 10.8 M
Altura: 5.3
2 x motores SNECMA M88-2 turbofan
Potência total: 15300 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 9670 Kg
Peso máximo/descolagem: 24500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 14
Capacidade de carga/armamento: 9000 Kg
Tripulação / passageiros: 1
Velocidade Maxima: 2200 Km/h
Máxima(nível do mar): 1390 Km/h
De cruzeiro: 950 Km/h
Autonomia standard /carregado : 2000 Km
Autonomia máxima / leve 3500 Km.
Altitude máxima: 18000 Metros



ARMAMENTO
Ar Ar: míssil Mica com alcance de 50km, Magic 2 com alcance 5 km.
Ar terra: Bombas guiadas a laser, mísseis apache, AS30.
Interno: Um canhão GIAT M-791 de 30 mm
Nota:
A versão naval do Rafale, não tem canhão de 30mm, para permitir poupar peso durante a operação de catapultagem

Radares
- Thomson-CSF / Thales RBE-2 - Multi-modo (Alcance médio: 151Km)

O Rafale B/C (B representa a versão bilugar e C quer dizer Caça) é a versão que deverá equipar a Força Aérea da França.
Ele destina-se a substituir os Mirage-2000 ou os Mirage-III em operação quer na França quer em países que são tradicionais utilizadores de armamentos franceses.

O Rafale é um avião polivalente, que tanto pode efectuar missões ar-ar como missões de ataque utilizando armamentos de precisão.

Entre as principais características do Rafale está a sua autonomia, quesito em que ultrapassa os seus mais directos competidores europeus omo o Typhoon ou o Gripen.

O Rafale pode utilizar um pista com um minimo de 400 metros para descolagem

VERSÂO NAVAL

Originalmente conhecido como «Avion de Combat Marine» ou ACM, o protótipo do Rafale Naval voou pela primeira vez em Dezembro de 1991. O Rafale N difere da versão operada a partir de terra por causa do aumento de peso (mais 750Kg) que correspondem a um reforço dos componentes que são submetidos a maior esforço mecânico durante a aterragem, especialmente o trêm de pouso.

Os amortecedores do avião, têm que ter capacidade para absorver impactos provocados por um Rafale a embater na pista a velocidades de descida de 23Km/h ou seja mais do dobro do Rafale comum.

O Rafale naval dispõe ainda de outros artificios destinados a melhorar o comportamento do avião durante operações de descolagem como por exemplo o amortecedor especial da roda da frente, que se comprime baixando o avião durante a corrida, e que no último instante volta à sua extensão máxima, impulsionando o aviãoo para cima.

As provas do Rafale Naval a bordo de porta-avbiões foram realizadas a bordo do então porta-aviões Foch (actual A12 - São Paulo) no qual foi instalada uma rampa ski jump amovível, para permitir que se efectuassem testes com este tipo de sistema.

O Rafale Naval, tanto pode ser utilizado em porta-aviões com recurso a catapulta como pode ser utilizado em aeronaves com rampa. A França estudou a possibilidade de utilizar uma rampa basculante, para permitir a utilização do Rafale, mesmo que houvesse problemas com as catapultas.

Artigo CAMPO DE BATALHA AÉREA


DESCRIÇÃO
O Rafale é o caça multifuncional que substituirá todos os aviões de combate franceses atuais, desde o Sepecat Jaguar de ataque até os Mirage 2000-5 de defesa aérea e ataque. Esse caça é uma amostra de como o desempenho dos caças pode evoluir de forma imprevisível. Digo isso porque a uns 10 ou 12 anos atrás era impossível imaginar uma aeronave que pudesse superar as marcas de desempenho manobrado de um F-16 de forma tão absoluta como o Rafale foi capaz.

Acima: Um Rafale armado com 2 misseis Apache no cabide externo se prepara para um vôo de testes.
O Rafale possui um radar de varredura sintética passiva Thales RBE-2 similar ao que é transportado pelo F-22 Raptor, e que tem um alcance de 130km, um pouco menor que seu antecessor RDY do Mirage 2000, mas que é capaz de uma varredura aérea e terrestre simultaneamente, caracteristica que é uma vantagem sobre os demais radares dos atuais caças que possuem a necessidade de mudar de modos e ou ainda mesmo, ter que mudar de módulos em terra para poderem atuar em missões específicas. Esse radar, no modo ar ar, rastreia 40 alvos e pode atacar 4 alvos simultaneamente, sendo que no futuro essa capacidade será expandida para 8 alvos simultaneamente como programa de desenvolvimento anglofrances de desenvolvimento da antena de varredura ativa (AESA) AMSAR, garantindo uma agilidade de ataque BVR espetacular. Além do radar, o Rafale é equipado com um poderoso sensor IRST PIRATE que detecta de forma passiva, pela radiação infravermelha, um avião inimigo à até 70km, que permite manter o radar desligado, dificultando para o inimigo sua identificação e ainda podendo monitorar a posição do seu adversário. De fato o Rafale foi projetado para ser difícil de se detectar, mas sem a capacidade furtiva do F-22, mas com maior poder de invisibilidade do que os outros aviões convencionais.
Existe uma capacidade de receber e mandar dados via data link que permite ao piloto do Rafale saber o que seus colegas em outros Rafales ou mesmo de um AWACS, vêem em seus monitores, tornando muito mais flexível a tática de interceptação e combate. Eletronicamente esse avião é espetacular e somando seu desempenho de voo em combate, pode-se concluir de que se trata de um dos melhores aviões de combate atualmente.

Acima: O Rafale traz um importante incremento na capacidade de combate das forças armadas francesas. No cenário atual, as novas aéronaves incorporadas as forças aéreas tornaram os caças Mirage 2000 vulneraveis fazendo a sua substituição imprescindivel.
O armamento do Rafale é formado pelo moderno e manobrável míssil Mica que tem alcance de 60 km e com total capacidade de combate de curta distancia. Logo, o Rafale, será homologado para disparar o novo míssil Meteor que terá alcance maior que a do míssil Mica (cerca de 100 Km.) O míssil R-550 Magic 2 também pode ser transportado, mas esse míssil está sendo substituído pelo Mica IR. Para missões Ar Terra, o Apache é a arma que representa a “estrela” desse caça, porque é capaz de atingir o alvo a 140 km, com uma diversidade de ogivas para poder ter mais flexibilidade tatica. Um canhão GIAT M-791 de 30mm é o armamento organico do Rafale sendo especialmente eficaz contra veiculos terrestres. Sua cadencia de tiro é de 2500 disparos por minuto.

Acima: Fotografia tirada no recente deslocamento de uma esquadrilha de rafales para seu batismo de fogo na missão de combate no Afeganistão em apoio as forças da OTAN contra o Talebam. Notem as bombas guiadas a laser em cabides duplos.
O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte

Acima: Um Rafale decola para uma missão de patrulha com o pos combustor ligado. O tempo de reação do Rafale é um dos mais rapidos permitindo uma interceptação com tempo muito curto.

Informação genérica: O projecto Rafale teve o seu inicio nos anos 80, com o objectivo de dar à França uma aeronave para substituir o Mirage-2000. O projecto do Rafale, aparece uns anos antes de a França desistir definitivamente de participar no projecto europeu Eurofighter, partindo para um projecto autónomo.

Embora tivesse começado depois, o Rafale teve um desenvolvimento mais rápido que o seu congénere europeu.

O avião deveria substituir não só as várias versões do Mirage em operação na França e teria também que ter uma versão naval para poder substituir os caças Crusader e Super-Etendard em operação nos porta-aviões franceses.

O Rafale é considerado um dos caças mais modernos e sofisticados presentemente em operação.
RAFALE EM VIDEO: