Marcelo Crescenti
De Frankfurt para a BBC Brasil via Bol

As pessoas que precisam reprimir suas emoções por motivos profissionais podem acabar desenvolvendo depressão e outros problemas de saúde, sugere um estudo realizado na Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica "Gehirn & Geist", especializada em neurologia e psicologia, profissionais como aeromoças e telefonistas, que precisam sorrir com freqüência e ser cordiais com o público, reprimem dessa forma seus sentimentos agressivos.

"Essa atitude é prejudicial ao coração e pode causar problemas psiquiátricos como a depressão", explica Dieter Zapf, autor do estudo.

"Quanto mais uma pessoa reprime seus sentimentos, mais risco ela corre."

Um em cada seis casos de depressão
é causado pelo estresse no trabalho, segundo estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália. O estresse laboral acontece frequentemente quando há altos níveis de exigências profissionais combinados com pouco controle sobre a forma como o trabalho é realizado.
Leia mais
EXIGÊNCIA DEMAIS
Insônia e dores de cabeça

Para realizar a pesquisa, Zapf analisou dois grupos de estudantes que eram funcionários de um centro de telemarketing - o primeiro deveria ser sempre cordial ao telefone, enquanto o segundo poderia rebater as críticas dos clientes.

O pesquisador analisou o batimento cardíaco dos participantes dos dois grupos, e os resultados indicaram que aqueles que foram orientados a ser cordiais registraram um ritmo cardíaco bem mais acelerado do que os outros participantes, que não precisaram reprimir seus sentimentos.

"A dissonância entre o que uma pessoa sente e o que ela exprime acaba causando uma grande fadiga emocional", alerta o professor.

Zapf ressalta ainda que a tensão causada pelo riso forçado pode provocar outros problemas, como insônia, dores de cabeça e aumento da ansiedade.

O pesquisador recomenda que profissionais que trabalham em contato permanente com o público façam pausas regulares para dar vazão às suas emoções.

Além disso, ele aconselha que esses funcionários mudem de setor sempre que possível para evitar o estresse.