Marcelo Crescenti
De Frankfurt para a BBC Brasil via Bol
As pessoas que precisam reprimir suas emoções por motivos profissionais podem acabar desenvolvendo depressão e outros problemas de saúde, sugere um estudo realizado na Universidade de Frankfurt, na Alemanha.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica "Gehirn & Geist", especializada em neurologia e psicologia, profissionais como aeromoças e telefonistas, que precisam sorrir com freqüência e ser cordiais com o público, reprimem dessa forma seus sentimentos agressivos.
"Essa atitude é prejudicial ao coração e pode causar problemas psiquiátricos como a depressão", explica Dieter Zapf, autor do estudo.
"Quanto mais uma pessoa reprime seus sentimentos, mais risco ela corre."
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica "Gehirn & Geist", especializada em neurologia e psicologia, profissionais como aeromoças e telefonistas, que precisam sorrir com freqüência e ser cordiais com o público, reprimem dessa forma seus sentimentos agressivos.
"Essa atitude é prejudicial ao coração e pode causar problemas psiquiátricos como a depressão", explica Dieter Zapf, autor do estudo.
"Quanto mais uma pessoa reprime seus sentimentos, mais risco ela corre."
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Insônia e dores de cabeça
Para realizar a pesquisa, Zapf analisou dois grupos de estudantes que eram funcionários de um centro de telemarketing - o primeiro deveria ser sempre cordial ao telefone, enquanto o segundo poderia rebater as críticas dos clientes.
O pesquisador analisou o batimento cardíaco dos participantes dos dois grupos, e os resultados indicaram que aqueles que foram orientados a ser cordiais registraram um ritmo cardíaco bem mais acelerado do que os outros participantes, que não precisaram reprimir seus sentimentos.
"A dissonância entre o que uma pessoa sente e o que ela exprime acaba causando uma grande fadiga emocional", alerta o professor.
Zapf ressalta ainda que a tensão causada pelo riso forçado pode provocar outros problemas, como insônia, dores de cabeça e aumento da ansiedade.
O pesquisador recomenda que profissionais que trabalham em contato permanente com o público façam pausas regulares para dar vazão às suas emoções.
Além disso, ele aconselha que esses funcionários mudem de setor sempre que possível para evitar o estresse.
Para realizar a pesquisa, Zapf analisou dois grupos de estudantes que eram funcionários de um centro de telemarketing - o primeiro deveria ser sempre cordial ao telefone, enquanto o segundo poderia rebater as críticas dos clientes.
O pesquisador analisou o batimento cardíaco dos participantes dos dois grupos, e os resultados indicaram que aqueles que foram orientados a ser cordiais registraram um ritmo cardíaco bem mais acelerado do que os outros participantes, que não precisaram reprimir seus sentimentos.
"A dissonância entre o que uma pessoa sente e o que ela exprime acaba causando uma grande fadiga emocional", alerta o professor.
Zapf ressalta ainda que a tensão causada pelo riso forçado pode provocar outros problemas, como insônia, dores de cabeça e aumento da ansiedade.
O pesquisador recomenda que profissionais que trabalham em contato permanente com o público façam pausas regulares para dar vazão às suas emoções.
Além disso, ele aconselha que esses funcionários mudem de setor sempre que possível para evitar o estresse.
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