Companhia argentina registra atraso em cinco vôos na tarde de segunda

Vôo com embarque previsto para as 18h35 foi remarcado para sair do Rio às 19h55.
Guichês de check-in da empresa ficaram vazios durante a tarde.
Daniella Clark Do G1, no Rio

Foto: Daniella Clark/G1
Daniella Clark/G1
Os ghichês de check-in da companhia aérea argentina ficaram vazios durante a tarde (Foto: Daniella Clark/G1)

Mais um vôo da Aerolíneas Argentinas foi adiado na tarde desta segunda-feira (28) no Aeroporto Internacional Tom Jobim. O de número 1257, com embarque previsto para as 18h35, foi remarcado para sair do Rio às 19h55, rumo a Buenos Aires. Já o vôo 1256, que vem da capital portenha, teve a chegada no Rio adiada das 17h55 para as 19h35. Ao todo, cinco vôos da companhia foram remarcados na tarde desta segunda no Rio.

No início da tarde, o vôo 1255 teve três mudanças de horário e acabou deixando o solo brasileiro rumo a Argentina por volta das 16h. Já o vôo 1254 chegou ao Rio às 15h40, com atraso de três horas.

O vôo previsto para chegar ao Rio às 21h50 já tinha sido remarcado no início da tarde para desembarcar às 00h45 de terça (29) no aeroporto carioca, vindo de Buenos Aires. No check in da empresa, os guichês ficaram vazios durante toda a tarde. O vôo 1259 está previsto para sair às 8h desta terça no Rio e há ainda outro vôo com embarque marcado para 13h10.

Desde sexta tentando embarcar

O atraso do vôo 1254, da Aerolíneas Argentinas, era de três horas. Mas muitos dos passageiros que desembarcaram no Brasil, por volta das 15h40 desta segunda-feira (27), esperaravam desde sexta-feira (25) para deixar Buenos Aires. Caso da publicitária Leila Almeida, que esperava fazer apenas uma conexão na cidade argentina e acabou tendo que pagar um hotel três estrelas para não dormir no chão do aeroporto. O vôo 1256 que estava previsto para chegar 17h55 foi adiado para as 19h35.


“Foi uma loucura. Tive muitos custos e não fui ressarcida. A cidade estava lotada e, até para conseguir vaga no hotel, tive que dormir no sofá. O pior é a falta de respeito dos funcionários da companhia, deixavam a gente falando sozinho. Eles se colocavam como vítimas. E nós, somo o quê?”, conta Leila, após dar um abraço na filha Lívia, de 22 anos, que não via havia um mês, desde sua viagem para Madri.

Para esperar a mãe no aeroporto, Lívia ficou acompanhando a situação dos vôos pela internet.

“Fiquei olhando pelo site e vi que o vôo estava atrasado. Cada hora davam um horário diferente. Quando apareceu que chegaria à tarde arrisquei e vim para cá, mas não tinha certeza”, contou a estudante.

Caos continua na capital argentina

Mesma maratona enfrentou o casal de empresários Ana Paula e Magno Aragão, que desde sábado tentavam embarcar para o Brasil com os três filhos. Quem desembarcava por aqui trazia notícias nada animadoras de Buenos Aires: segundo os passageiros, o caos na capital argentina continua, com crianças dormindo no chão, saguões lotados e desinformação.

“Está um caos, os vôos atrasam e levam a um efeito dominó nos horários. Eu deveria ter embarcado no domingo. E a companhia simplesmente não dava nenhuma explicação”, contou a estudante Joyce Cristina, de 26 anos.

O casal de advogados Pietro Lemos e Marina Pons disse só ter conseguido voltar para o Brasil porque se uniu a outros brasileiros.

“Se fosse pelos argentinos, nós ainda estaríamos lá. Só estamos aqui porque os brasileiros se uniram para conseguir um jeito de sair de lá, nos mobilizamos”, explicou Marina.

“É uma bagunça total”, completou Pietro.

Foto: Daniella Clark / G1

Daniella Clark / G1
Mãe e filha enfrentaram mais de 24 horas para entrar num avião rumo ao Brasil. (Foto: Daniella Clark / G1)
Argentina sofre para passar férias no Rio

O sofrimento é o mesmo para argentinos que tentavam embarcar para férias no Rio. Alejandra Lopez e a filha Mora Iriarte, de 6 anos, enfrentaram mais de 24 horas de espera para entrar num avião rumo ao Brasil. O vôo deveria ter saído às 9h da manhã de domingo (27).

“Enfrentei três atrasos de vôo, minha filha não parava de chorar. É uma vergonha. Aerolíneas, nunca mais”, disse a argentina, que passará uma semana em Búzios.

O próximo desembarque da empresa no Rio estava previsto para as 17h55, mas foi adiado para as 19h35. Há ainda um embarque rumo a Buenos Aires previsto para as 18h35.

Em um dos vôos, estava um grupo de bodyboarders que faz escala em Buenos Aires para ir à cidade de Arica, no Chile, onde vão participar de um circuito mundial de bodyboard. O atleta Rino de Souza, 26 anos, chegou às 9h no Aeroporto Internacional Tom Jobim e teria que embarcar numa conexão em Buenos Aires.

"Espero que a gente chegue a tempo, mas não temos mais o que fazer. Agora, é só rezar", diz ele, que, como os demais passageiros, recebeu tíquete de alimentação.
Foto: Daniella Clark / G1
Daniella Clark / G1
Grupo de bodyboarders teme perder campeonato devido a atrasos (Foto: Daniella Clark / G1)

Grupo chegou de manhã no aeroporto Tobias Widera, de 25 anos, e Wanderson Araújo, de 22, também estão no grupo de bodyboarders. Segundo eles, o campeonato que vão disputar começa dia 1º de agosto, mas eles têm apenas até o dia 30 para se inscrever.

"Eles não nos explicaram por que estava atrasado. Estamos desde 9h aqui no aeroporto", disse Wanderson.

O grupo teria que embarcar às 18h35 em Buenos Aires, rumo a Santiago, mas os atletas já calculavam que não chegariam a tempo. "Estamos correndo o risco de perder a conexão e o campeonato", disse Rino de Souza.