http://www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2008/03/15/1730VC0372a.jpg/image_media_horizontal
Exército instalará bases em territórios indígenas

Agência Brasil Via Valor online

O Exército Brasileiro terá de instalar obrigatoriamente unidades militares em todas as terras indígenas situadas em zona de fronteira. É o que determina o decreto 6.513, publicado na edição de ontem do "Diário Oficial da União".

No início de julho, durante debate na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, explicou que a obrigatoriedade é a diferença entre a nova norma e o que estabelecia decreto do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, de outubro de 2002, sobre o mesmo assunto.

"O decreto do ex-presidente estabelecia que, para instalar unidades militares e policiais dentro de área indígena, era preciso autorização do Conselho de Defesa Nacional. Não há vedação legal para o ingresso de atividades policiais ou militares em terra indígena. A restrição legal, a limitação legal que existia no decreto é a instalação de unidades militares e policiais, o que precisaria passar por uma análise do Conselho de Defesa Nacional", ressaltou Jobim, ao antecipar na oportunidade o conteúdo do decreto que seria assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ministro da Defesa, parte dos destacamentos já instalados em municípios do Norte e Centro-Oeste, próximos à fronteira, estão em reservas indígenas e "não existe nenhuma inviabilidade para a presença militar" nessas áreas.

O Ministério da Defesa deverá apresentar à Presidência da República, em 90 dias, o plano inicial de trabalho para a instalação das bases fronteiriças, condição para que se inicie a avaliação e a destinação dos recursos financeiros.