The image “http://www.choiquehobbies.com.ar/revista/notas/pucara3/pucara-uru.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Pucará do Uruguai


The image “http://www.choiquehobbies.com.ar/revista/notas/pucara3/fotos/Pucara%20uru%20227%20izq%20arriba.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Fonte: saorbats

A Força Aérea Uruguaia (FAU) deverá enviar embreve a Colombia um Hercules C-130, com o objetivo de buscar os 3 FMA IA-58A Pucara, restantes do inventário da Força Aérea da Colômbia desde os anos 80, bem como ferramental e peças de reposição.


The image “http://img220.echo.cx/img220/4108/foto057ck.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Pucará colombianos ainda em operação

Nos anos 90, a Força Aérea Colombiana recebeu uma doação do Governo Argentino três “PUC” - Pucarás (matrículas Colombianas FAC2201 al FAC2203), que foram destinadas a intervenções COIN pelo Estado Colômbiano contra a Guerrilha das FARC. Estas aeronaves foram muito efetivas nas ações de combate entretanto foram retirados de serviço por conta de falta de alguns componentes em especial peças do motor.

http://www.saorbats.com.ar/fotos/Pucol.jpg
Pucarás colombianos estocados

Desde 2003, a FAU vem negociando a transferência de todos os elementos úteis das aeronaves colombianas estocadas, incluindo os motores e partes da fuselagem. Em troca a FAU iria oferecer cursos especializados para militares membros da FAC sem qualquer ônus a FAC.

The image “http://www.choiquehobbies.com.ar/revista/notas/pucara/16.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

O Pucará foi desenvolvido na Argentina no final dos anos 60 objetivando uma aeronave de ataque com capacidade para operações de contra-insurgência - COIN. É armada com canhões - 2 x 20mm HS.804 (Calibre: 20 ) - 4 x 7,62 Browning M2-3 (Calibre: 7.62 ) e bombas de queda livre.

http://www.aviationart.com.ar/galerias/militar/M_Puca2.jpg

The image “http://farm4.static.flickr.com/3157/2578760219_367f5c1311.jpg?v=0” cannot be displayed, because it contains errors.

http://www.aviationpictureweb.com/Warbirds/Pucara.jpg

O Avião entrou em combate durante o conflito das Malvinas em 1982. Suas pequenas dimensões e capacidade de operação em pistas de grama possibilitaram a utilização desta aeronave baseada nas Ilhas contra navios, helicópteros e tropas britanicas. Esta vantagem motivou operações do SAS britânico que destruiu varias aeronaves desta no solo em ações de sabotagem. Adequado para operações de contra-insurgência, o Pucará entretanto, demonstrou ser vulnerável a outras aeronaves armadas com misseis ar-ar além de ataques de mísseis terra-ar portáteis.

Em 1998, a Força Aérea Argentina - FAA analisou a possibilidade de modernização dos Pucará ainda em serviço. Não foi tomda nenhuma decisão nesse sentido. È de conhecimento público que pelo menos uma aeronave teve seus mortores trocados com o objetivo de incrementar a disponibilidade da aeronave, entretanto a substituição de motores em larga escala da frota de aeronaves da FAA sem uma modernização mímina como a introdução de eletrônica e sistemas de autodefesa passivos (chaff e flare) inviabiliza a atualização dos “PUC”. Além disso os problemas econômicos argentinos persistem e não viabilizam a modernização.


The image “http://www.choiquehobbies.com.ar/revista/notas/pucara3/Pucara%20Dibujo%20uruguay.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

A FAU - Força Aérea Uruguaia, tem atualmente 5 aviões em seu inventário, com um indície de disponibilidade de que não chega a 60%. Espera-se que a disponibilidade das aeronaves seja incrementada com a chegada das peças e células extras.