Equador e Peru compram helicópteros ligeiros indianos
Fonte: Area Militar
O Equador tornou-se no primeiro país do mundo a assinar um contrato de aquisição de helicópteros à industria aeronáutica da União Indiana, ao ter efectuado um acordo de aquisição de sete unidades do helicóptero ligeiro conhecido como DHRUV, fabricado na Índia pela empresa HAL Hindustan. Além do Equador, também foi anunciado pela imprensa indiana, a aquisição de duas aeronaves do mesmo tipo pelo Peru, onde será utilizado como aeronave-ambulância.
O DHRUV é uma aeronave ligeira de transporte que pode ser utilizada em operações militares que está em desenvolvimento na União Indiana desde 1992. Nestes 16 anos de desenvolvimento a aeronave não foi adquirida por nenhum país ou força armada e só em 1997 começaram os primeiros testes na Índia, pensando na possível aquisição do helicóptero pelas forças armadas do país.
O DHRUV, é um helicóptero ligeiro, com capacidade para transportar de 12 a 14 passageiros, e as suas performances na Índia foram consideradas apenas suficientes. Ele não é tão rápido quanto outros concorrentes e não apresenta grandes vantagens comparativas com aeronaves de fabrico russo, que são normalmente concorrentes de peso em mercados onde o preço é sempre de grande importância.
No entanto, onde o DHRUV joga os seus trunfos, e onde parece superiorizar-se a outras aeronaves, é na sua capacidade para operar em altitude. O fabricante passou a incluir um motor de origem francesa Turbomeca TM333-2B2, depois de as autoridades militares indianas terem proposto um aumento de potência para o aparelho, por causa de problemas ocorridos aquando de escaramuças fronteiriças com o Paquistão, onde os helicópteros DHRUV foram testados em condições reais.
A aeronave agora adquirida por peruanos e equatorianos, terá por isso apresentado como um dos seus principais argumentos de vendas, a capacidade de operar nas montanhas dos Andes e poder ser utilizado operacionalmente tanto em grandes altitudes como com temperaturas muito elevadas.
Nos dois países, os helicópteros que são utilizados em missões de emergência ou em missões militares, têm que enfrentar estes dois tipos de climas, passando de um clima tropical quente, até ao clima rarefeito no cimo da cordilheira dos andes. Ainda recentemente foram apontadas no Peru, várias deficiências no sistema de emergência do país, quando é necessário evacuar feridos de áreas muito altas nas montanhas dos Andes.
Por um preço ligeiramente inferior a € 5 milhões (R$ 12 milhões) por cada unidade, a aeronave indiana tem um preço ligeiramente inferior ao preço apresentado pelos seus concorrentes da Rússia, que já têm um mercado criado nos países da América do Sul.
0 Comentários