Evangelho (Mateus 10,34–11,1)

Segunda-Feira, 14 de Julho de 2008
São Camilo de Lellis

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34"Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa". 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

São Camilo de Lellis

14 de Julho


A- A+

São Camilo de Lellis O santo de hoje é patrono, ou seja, protetor dos enfermos e hospitais, isto porque amou - como Jesus - aos doentes, a ponto de ao ser reclamado para outras atividades, justamente no momento em que cuidava dos doentes, sua resposta sincera era sempre: "Tenham paciência, estou ocupado com Nosso Senhor Jesus Cristo".

Camilo de Lellis nasceu em 1550, na Itália, e do pai capitão herdou o gosto pelas armas e coragem para luta. Sua vida mudou drasticamente ao se tornar órfão, pobre, abandonado e doente, com apenas 17 anos –quando foi acolhido num hospital de caridade em Roma. Ao ser curado, começou a servir aos enfermos como enfermeiro, mas infelizmente seu vício ao jogo levou-o à rua e à atividade de soldado profissional, ou seja, um mercenário que vivia de um inseguro salário e saques.

Para sobreviver, Camilo fez uma experiência de serviço num convento Capuchinho, onde se iniciou sua conversão e descobriu sua vocação cristã. Mas não conseguiu permanecer no convento, pois precisava se tratar no Hospital de São Tiago em Roma, local que lhe fez desabrochar para a vocação de "saquear" almas dos enfermos para o Céu. Fundou o ministério chamado 'ministros dos enfermos', que era muito admirado pelo trato que Camilo dispensava aos doentes, chegando a lhes dizer: "Não quero que me digam 'por favor'; ordenai-me, pois vós sois meus senhores!".

Em 1614, depois de muito sofrer, entrou no lugar dos bons samaritanos: o Céu!