Investimento de 2.500 milhões de Euros compra seis submarinos

Fonte: Área Militar

A imprensa da Turquia e da Alemanha referiram nesta Terça-feira a decisão anunciada pelas autoridades militares turcas de adquirir seis novos submarinos do tipo U-214 fabricados por um consórcio alemão liderado pela HDW / Thyssen-Krupp Marine Systems.

O seis submarinos do tipo U-214, vão substituir os actuais submarinos da classe Atilay, que são submarinos do tipo U-209-1200 entregues à marinha turca entre 1976 e 1984 com um quinto navio entregue em 1990.

Além destes seis navios a marinha da Turquia conta com outros oito submarinos do tipo U-209-1400 mais recentes e que se dividem em dois lotes, sendo o segundo constituído por navios construídos em estaleiros turcos. A classe é conhecida como Preveze e o último navio foi entregue recentemente.

A principal e mais distintiva característica do U-214 é a utilização de um sistema de propulsão independente do ar, que permite ao submarino navegar submerso por períodos superiores a duas semanas.

O principal rival da marinha turca, a Grécia também optou pela aquisição deste navio (sendo mesmo o cliente de lançamento), a Grécia no entanto tem planos mais económicos para a sua frota de submarinos, devendo converter os U-209 que vão continuar ao serviço para a utilização de um sistema de propulsão idêntico ao dos U-214.

A encomenda turca, eleva para 15 o número total de encomendas de submarinos do tipo U-214, embora nenhum ainda tenha sido entregue, estando a entrega do primeiro (o Papanikolis da marinha da Grécia) suspensa de alegados problemas técnicos que terão sido encontrados no primeiro navio do tipo entregue.

Além da Grécia, A Coreia do Sul também tem um dos seus três U-214 em testes finais e Portugal viu o primeiro de dois submarinos do tipo encomendados para a marinha portuguesa entregue há apenas alguns dias atrás.

O principal concorrente do U-214 foi o Scorpéne de concepção francesa. Este submarino tem estado presente em quase todos os concursos internacionais nos últimos anos competindo com o U-214. O submarino francês foi proposto a Portugal, onde também foi preterido. Também fora da corrida ficou a espanhola Navantia que apresentou a sua derivação própria do Scorpéne chamada S-80. Segundo a imprensa espanhola noticiou em 2007, a proposta espanhola não foi aceite porque o submarino S-80 terá novos sistemas de propulsão que não só não foram testados, como ainda estão em desenvolvimento.