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Para vender caças, Boeing aceita repassar tecnologia

Tânia Monteiro - Estadão

Com discurso mais agressivo e se comprometendo a vencer as barreiras americanas que restringem a transferência de tecnologia, a Boeing Company apresentou à Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 30, a proposta de venda de 20 a 36 caças F/A-18E/F Super Hornet, para o programa FX-2 de substituição dos atuais supersônicos brasileiros destinados a missões de superioridade aérea.

"Houve uma evolução nas negociações. O governo dos Estados Unidos está dando suporte e apoio necessário, enquanto estamos aqui apresentando a nossa proposta à FAB. Será uma venda governo a governo", afirmou ao Estado Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems. "Vai haver, sim, a transferência de tecnologia e integração de armas e equipamentos pretendidas pelo Ministério da Defesa."

Gower frisou que a empresa oferece um amplo pacote de contrapartida tecnológica, com a promessa de repasse de evoluções que sejam aplicadas ao F-18 E/F nos EUA.

Em junho, a FAB expediu solicitação de informações para recebimento de propostas de seis concorrentes para venda de até 36 caças para o Brasil, lote inicial de uma frota que pode chegar 120 aeronaves com as quais a Aeronáutica pretende substituir, até 2025, seus aviões de combate. Pela ordem, primeiro serão substituídos os Mirages 2000C/B, depois os F-5EM e, por último, os A-1 AMX.

Gower disse não temer a aproximação entre os governos brasileiro e francês - o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitará o País no fim do ano, quando serão assinados diversos acordos na área militar. "A França vai competir com tudo que tiver de melhor, mas esperamos que o governo brasileiro veja a vantagem de trabalhar com múltiplos parceiros, não apenas com um único", comentou o executivo da Boeing.


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Boeing oferece ao Brasil contrapartida tecnológica

Pedro Paulo Rezende

Correio Braziliense - Via Clipping Ministério do planejamento


A Boeing Company está pronta a oferecer um amplo pacote de contrapartidas tecnológicas ao Brasil se o seu caça, o A/F-18E Super Hornet, for selecionado para a segunda fase do Programa FX-2, que pretende escolher um avião de combate de 4,5ª geração para a Força Aérea Brasileira (FAB). O Ministério da Defesa pretende uniformizar a frota, adquirindo 120 unidades do aparelho que for escolhido. A Boeing recebeu um pedido de informações do governo brasileiro em 12 de junho. O requisito inicial é para 36 aviões. A mesma documentação foi encaminhada para a Dassault, francesa; para a norte-americana Lockheed-Martin; para a SAAB, sueca e para a Sukhoi, russa. A Boeing entregou sua documentação no último dia 30.

“Encabeçamos um consórcio — formado pela Raytheon, General Electric e pela Northrop-Grumman — que pode oferecer grandes oportunidades para o aperfeiçoamento tecnológico da indústria aeroespacial brasileira”, disse o vice-presidente do programa A/F-18E da Boeing Integrated Defense Systems, Robert Gower, em visita a Brasília. “Reconhecemos o interesse do governo brasileiro em reforçar sua indústria de defesa, que consideramos de alto nível e capaz de absorver tudo o que oferecermos”, completou

O modelo proposto para a concorrência brasileira é o Super Hornet de segunda geração (A/F-18E Block II), uma versão aperfeiçoada do modelo padrão da Marinha dos Estados Unidos. O centro nervoso do caça é o radar APG-79. Ao contrário dos modelos anteriores norte-americanos, ele está equipado com uma antena fixa que faz a varredura, num ângulo de 120° em todas as direções, eletronicamente. Previamente, o sensor se movia, causando desgaste e pouca disponibilidade do equipamento. O APG-79 possui múltiplas funções. Ele é capaz de interferir nos sistemas de combate dos caças adversários, enquanto mantém o piloto informado dos alvos potenciais. Além disso, o F-18E Block II dispõe de sensores passivos, que captam o calor emitido pelos aviões adversários.

“O F-18E Block II está equipado com sistemas e sensores de última geração”, ressaltou Gower, “similares aos que serão usados no F-35 Lightning (caça norte-americano da Lockheed-Martin que só estará disponível em 2015). Trata-se de um avião de alto desempenho que será mantido em serviço pela Marinha dos EUA por mais 20 ou 30 anos. Ele não será substituído, mas irá servir ao lado do F-35”.

Em relação ao pacote de armas, a Boeing afirma que o Super Hornet Block II pode disparar 53 tipos de mísseis e bombas, inclusive inteligentes. “Não sabemos de qualquer restrição do governo norte-americano para o fornecimento de qualquer um dos itens desse arsenal, mas estamos prontos a colaborar com a FAB na integração de outras armas que sejam do interesse brasileiro. Vamos esperar a segunda etapa do processo, o pedido de proposta, para elaborar um pacote que atenda completamente aos requisitos do FX-2”, finalizou Gower.