http://www.ucandaire.org/imaj/Radyocu/terminator-4.jpg
Cientistas desenvolvem robô com cérebro orgânico

Por Gislaine Ceregatti - Fonte: Yahoo Tecnologia

Uma mistura de neurônios de ratos e circuitos elétricos é responsável pelo controle de um robô desenvolvido no Reino Unido. Ao receber sinais dos componentes eletrônicos, o "cérebro" é capaz de controlar a movimentação do sistema, reporta o OhGizmo.

O cérebro semi-orgânico é composto de células neurais de roedores sobrepostos em uma matriz de multi-eletrodos (MEA): um disco de aproximadamente 60 terminações que capturam os sinais elétricos gerados pelas células. O cérebro entra em ação quando o robô se aproxima de um obstáculo: sinais são enviados ao "cérebro" através dos eletrodos e os impulsos elétricos recebidos como resposta dos neurônios são responsáveis pela movimentação das rodas, desviando das barreiras pelo caminho. O robô não possui qualquer outro controle, quer seja humano ou computacional, segundo relata o Medgadget.

The image “http://www.ohgizmo.com/wp-content/uploads/2008/08/rat-brain.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Os pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, criadores do robô, estão trabalhando agora no desenvolvimento de um sistema que possa direcionar a máquina a pontos pré-definidos. Espera-se que então poder observar como a "memória" se comportará quando o robô visitar locais já conhecidos. Um dos membros do grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de Sistemas, Kevin Warwick, disse que "a pesquisa é tremendamente interessante primeiramente como o cérebro biológico controla seu próprio "corpo" e segundo como possibilita que estudemos como o cérebro aprende e memoriza suas experiências. Esta pesquisa vai nos levar ao próximo nível de conhecimento sobre como o cérebro funciona e pode ter profundos efeitos em diversas áreas da ciência e da medicina."

Em Video: