http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_KC-45_Contenders_lg.jpg
Cancelada a Licitação de 35 bilhões dos novos aviões tanque KC-X da USAF

By Vinna - ver artigo da DEFENCE TALK sobre o assunto

O Departamento de Defesa dos EUA (DoD, na sigla em inglês) através do secretário Robert Gates e o Pentágono anunciaram o cancelamento da licitação dos novos aviões tanque da força Aérea Americana. O anuncio conjunto segue-se a iniciativa do DoD que reduziu a ênfase no quesito que avalia as estimativas de custo de longo prazo com uso de combustíveis e elevar a importância do quesito que avalia a capacidade total de carga do avião-tanque proposto pelas candidatas, motivado por uma determinação judicial da Boeing sobre o certame licitatório.

Com base nos aviões propostos, um 767 adaptado pelo lado da Boeing e um A330 modificado por parte da EADS, a oferta da norte-americana é mais econômica no longo prazo, embora a da européia tenha maior capacidade de carga.

The image “http://www.defense-update.com/images/KC30_F18s_Still.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

O novo julgamento das propostas das companhias para a renovação da frota de aviões-tanque está marcado para ocorrer este mês mas com a decisão fica temporáriamente adiada a escolha, passndo esta a ser prerrogativa da proxima administração do Governo Norte Americano.

http://www.spacedaily.com/images/kc-x-air-tanker-bg.jpg

Obama ataca McCain por empregar lobistas contrários à Boeing

Reuters/Brasil Online - Via O Globo

Por Caren Bohan

NOVA YORK (Reuters) - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, elogiou na quinta-feira o Pentágono por cancelar uma licitação que poderia prejudicar a empresa norte-americana Boeing num programa de 35 bilhões de dólares. Caberá ao próximo governo reiniciar o processo.

"Foi correto por parte do Pentágono cancelar a concorrência para a próxima geração de aviões-tanque, foi errado por parte do [candidato republicano] John McCain recompensar dois lobistas de Washington que trabalharam contra a Boeing com empregos na sua campanha", disse ele em conferência a operários do setor aeroespacial.

O Pentágono anunciou na quarta-feira o cancelamento da repetição da concorrência entre a Boeing e um consórcio formado pela Northrop Grumman e pela européia EADS. A licitação inicial, vencida pela Northrop em fevereiro, havia sido suspensa devido a uma irregularidade nos procedimentos, a pedido da Boeing, que então pedira mais tempo para rever seus projetos.

Obama é senador por Illinois, onde fica a sede da Boeing, beneficiada com o adiamento. Ele acusou seu rival de ser tolerante com decisões que ameaçam empregos nos EUA.
The image “http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/images/kc-x-72dpi_usaf.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Em 2003, como senador, McCain tentou impedir a Força Aérea de comprar sem licitação cem Boeings 767, por 23,5 bilhões de dólares, para que servissem no reabastecimento em vôo. Ele disse que o contrato seria um ótimo negócio para a Boeing e uma "exploração" do contribuinte.

Em 2006, McCain informou ao Pentágono sobre algumas preocupações suas no processo de aquisição dos aviões-tanque, inclusive o temor de que os EUA fossem acusados na Organização Mundial do Comércio de violar regras a respeito de subsídios para empresas aéreas.

A Boeing e a Airbus (subsidiária da EADS, que ofereceria a estrutura do novo avião à Northrop) acusam-se mutuamente de se beneficiar de subsídios ilegais para ocupar mercados.

Criticando a agenda comercial de John McCain, Obama disse: "Quando os trabalhadores norte-americanos ouvem John McCain falar em colocar o país em primeiro lugar, é justo perguntar: 'Qual país?"'.

A campanha de McCain não comentou o cancelamento da licitação.

Vários ex-lobistas da EADS trabalharam na campanha de McCain. Um deles, Tom Loeffler, afastou-se em maio, quando o candidato republicano decidiu coibir o envolvimento com lobistas.

Nas suas declarações por vídeo à convenção dos operários, Obama prometeu pressionar a China a revalorizar sua moeda. Ele disse também que é favorável a condições igualitárias dentro do livre-comércio. "Por isso qualquer acordo comercial que eu apoiar deve conter padrões reais e verificáveis para os trabalhadores."