http://www.defencetalk.com/pictures/data/3463/PAF%20K8%20Karakoram%20@%20Al-Ain%20Aerobatics%20show.jpg
Chávez diz ter acordado compra de aviões com a China

Da EFE - Via G1

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou hoje ter pactuado com a China a compra de aviões de treino e reconhecimento, um assunto sobre o qual Pequim não se pronunciou, após um dia marcado pela assinatura de acordos de petróleo.

"Estamos negociando e acordando a compra de alguns aviões que são de treino e reconhecimento que fazem muita falta para nós", assinalou Chávez após encontro com o presidente da China, Hu Jintao.

Segundo Chávez, a compra já foi acordada, mas não há ainda "detalhes".

Há algumas semanas, Chávez havia anunciado que compraria de Pequim 24 aviões de combate (NOTA DO BLOG: os K-8 Karakorum Chineses são aviões de treinamento avançado) , enquanto outras fontes assinalaram seu interesse em sistemas de defesa antimísseis e submarinos a diesel, que provavelmente negociará na Rússia, para onde viaja amanhã.

Chávez iniciou hoje a agenda oficial de sua quinta visita à China, marcada pela assinatura de 26 acordos em que predominou o setor do petróleo.

A Venezuela é o quinto maior produtor dessa commodity e envia à China 4% do petróleo que os chineses necessitam.

Com os acordos assinados hoje, Caracas aumentará o volume de exportação, que hoje é de 250 mil barris diários, para 500 mil.

Entre os documentos assinados hoje, também há o acordo de construção de uma refinaria em Cabruta, na Venezuela, e outra em Cantão, na China.

Além disso, os dois Governos estudam a construção de três refinarias adicionais em solo chinês.

"A China pode se transformar algum dia no principal destino de nosso petróleo", ressaltou o chefe de Estado venezuelano.

Sobre a crise financeira, Chávez voltou a culpar Washington por sua "irresponsabilidade" e sua "grande farsa econômica".

Segundo Chávez, que ao lado de Hu foi um dos poucos líderes que não foram à Assembléia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, "é um dos mais culpados".