Irã bombardeia alvos curdo-iraquianos no norte do Iraque
Objetivo seria destruir refúgios do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
Uma menina ficou ferida em um dos ataques, segundo autoridade local.
Da EFE - Via G1
O Irã voltou a bombardear neste sábado o norte do Iraque, em busca de alvos do ramo iraniano do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informaram autoridades curdo-iraquianas.
O prefeito Muslih Zirar, vereador do distrito de Sidakan, no leste da província curdo-iraquiano de Erbil, disse à Agência Efe que uma menina ficou ferida no ataque iraniano, que ocorreu entre sexta-feira e hoje perto dos povoados de Khinyra, Lolan e Myrga Mir.
Fontes do PKK confirmaram o bombardeio iraniano e dizem que também aconteceu na zona fronteiriça de Pishdar, no noroeste da província de Suleimaniya, no Curdistão iraquiano.
Na última semana, a artilharia iraniana bombardeou em três ocasiões o norte do Iraque.
O Irã costuma atacar os lugares onde supostamente se refugiam os combatentes do Partido para a Vida Livre no Curdistão (Pejak, facção iraniana do PKK) no Iraque, nas montanhas de Qandil, que se estendem em uma zona fronteiriça entre Irã, Iraque e Turquia.
O Pejak, fundado em 2004, reivindica a independência dos curdos do Irã, um dos quatro países que conta com população curda, além de Iraque, Turquia e Síria.
0 Comentários