Novo caça JF-17 chega ao Paquistão
«Trovão», é resultado de cooperação sino-paquistanesa

AREA MILITAR

O primeiro avião de combate ligeiro JF-17, resultado da cooperação entre o Paquistão e a China para o desenvolvimento conjunto de um caça ligeiro, chegou ao Paquistão. O avião, que se encontra em fase muito avançada de desenvolvimento, e cujo primeiro protótipo voou pela primeira vez em Agosto de 2003 na China, conta já com um total de seis unidades produzidas tendo dois deles agora sido entregues ao Paquistão para apressar os testes necessários à futura aprovação da aeronave pela Força Aérea do Paquistão. A aeronave, deverá substituir na Força Aérea do Paquistão, os mais antigos MiG-21 e igualmente aeronaves de fabricação chinesa derivadas do MiG-21, como o J-7-II, que estão ao serviço na Força aérea paquistanesa. O JF-17, tem na sua origem o avião de combate J-7, ou F-7 (versão de exportação) que é uma cópia do MiG-21, do tempo da União Soviética.

The image “http://www.pakwheels.com/images/forums/2007/8/25/jf-17pak_P2K_PakWheels(com).jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Ele é conhecido na China como FC-1 (Fighter China 1) e no Paquistão como JF-17 (Joint Fighter 17).
O projecto de modernização dos J-7/Mig-21 chineses seria inicialmente feito por empresas ocidentais, mas por razões relacionadas com custos, o projecto americano de modernização das aeronaves foi cancelado, tendo a industria chinesa decidido prosseguir sozinha. A cooperação entre a China e o Paquistão, foi incrementada quando tanto a China quanto o Paquistão começaram a enfrentar maiores dificuldades no que respeita ao acesso a tecnologias de ponta ocidentais.
J-7 Shengdu: A versão chinesa do MiG-21, em que se baseia o novo avião, e que deverá começar a subsittui-lo
Ao novo avião foram incorporados vários novos sistemas, um novo motor e o pequeno radar italiano Grifo-7, que embora seja o menos potente da família, transforma mesmo assim o novo caça, num aparelho superior ao MiG-21. A aeronave exteriormente também foi completamente remodelada, tendo agora duas tomadas de ar laterais. A China pretende que o FC-1/JF-17 se apresente no mercado internacional como uma alternativa para a substituição de muitos MiG-21 de origem russa, que embora possam ser modernizados, estão a chegar ao fim do tempo de vida útil das suas células. Os caças russos mais recentes, como as versões mais recentes do MiG-29/MiG-35 são muito caros para muitos países que utilizam material de origem soviética, o qual vai ter que ser substituído mais tarde ou mais cedo. Entre os países que poderão ser potenciais clientes desta nova aeronave encontram-se países como o Zimbabwe, ou o Sudão.


Novo caça JF-17 começa a ser produzido no Paquistão
A nova aeronave de combate foi idealizada em conjunto pela China e Paquistão e suas forças aéreas começarão a receber seus primeiros exemplares

Hercules Araújo - AIRWAY

Começou oficialmente a produção do caça de combate JF-17 Thunder (Trovão) em 22 de janeiro no Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) em Kamra próximo a Islamabad. O JF-17 teve o desenvolvimento numa ‘joint venture’ Sino-Paquistanesa para um caça de combate multifunção leve monomotor – uma Klimov RD-93, derivada da RD-33.

http://www.machtres.com/jf17-002.jpg

A fabricação das partes da aeronave da caça começou nas instalações do PAC de Kamra em 2005.
Conhecido como Fighter China-1 (FC-1) na China, onde ele é produzido pela Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAC), o JF-17 deveria ter uma capacidade operacional até o final de 2008. De acordo com o chefe do comando aéreo do Paquistão o Marechal do Ar Tanvir Mahmood Ahmed, a Força Aérea do Paquistão espera receber seus primeiros oito aviões de uma produção inicial de 16 nos próximos anos.

EM VIDEO: