Senado dominicano aprova empréstimo para a compra de aviões da Embraer
Da EFE Via G1
O Senado dominicano aprovou hoje um empréstimo de US$ 93,6 milhões para a compra de oito aviões da linha de defesa "Super Tucano", da Embraer.
Os aviões serão utilizarão na luta contra o narcotráfico e na perseguição de aeronaves suspeitas de violarem o espaço aéreo local.
O acordo de financiamento foi assinado entre o Governo dominicano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embraer, e será quitado em 12 anos, informou o Senado dominicano em comunicado.
O empréstimo foi aprovado por 18 dos 20 senadores presentes na sessão.
O presidente da Comissão de Fazenda do Senado, Tommy Galán, assegurou que a compra dos aviões beneficiará o país, já que "servirão para combater o flagelo do narcotráfico".
O legislador disse que qualquer investimento feito em matéria de segurança nacional tem um custo menor do que os estragos provocados pelo avanço do narcotráfico no país, como a insegurança, a alta delinqüência e o crime organizado.
Além dos aparelhos "Super Tucano", será adquirido um pacote logístico que inclui peças de substituição, equipamentos de solo e vôo, e um serviço de treino e assistência técnica para a Força Aérea Dominicana, acrescentou o Galán.
A compra dos aviões foi ordenada pelo Governo dominicano em janeiro de 2007.
A República Dominicana é freqüentemente utilizada como rota por narcotraficantes para transportar drogas da América do Sul aos Estados Unidos e Europa.
1 Comentários
A EMBRAER deve investir em operadores do A-37Dragonfly, porque o Super-Tucano cumpre as mesmas funções que ele.
Peru, Colômbia, Equador, Chile, Republica Dominicana, Panamá e outros operam essa aernave. Chile, Colômbia e RD já abraçaram o avião brasileiro.