O próximo vôo tripulado do

programa espacial chinês:

Shenzhou 7


Depois do sucesso mediático do veículo orbibal tripulado Shenzhou 6, começam a vir a público alguns detalhes sobre a próxima missão tripulada do ambicioso programa espacial chinês, previsivelmente designado de “Shenzhou 7″.

A missão deverá incluit actividade extra-veícular e transportar pelo menos dois astronautas, tendo sido a cápsula Shenzhou concebida para acomodar até três astronautas. A China indicou também que o vôo será realizado em 2007, o que mantem o ritmo lento, mas seguro, já imposto ao programa espacial chinês.

O fato espacial utilizado pelo astronauta será crucial. É provável que seja usado uma variante do fato espacial russo Sokol ou Orlan.

Uma vez cumprida esta primeira fase do programa espacial chinês, e que pretendia estabelecer a capacidade da China para enviar e manter no espaço astronautas usando a tecnologia Shenzhou (desenvolvida a partir das fiáveis cápsulas russas Soyuz), a China declarou que pretende avançar com a próxima fase do seu programa espacial: A criação de uma estação orbital tripulada, semelhante às estações Salyut soviéticas da década de setenta.

Para saber mais, clique aqui

http://blog.wired.com/wiredscience/images/2008/01/08/chinarocket.jpg

China antecipa lançamento da Shenzhou-7

Fonte: Em Orbita

Os especialistas espaciais chineses decidiram antecipar o início da terceira missão espacial tripulada da China cujo lançamento estava previsto para ter lugar entre 12 e 15 de Outubro.

Segundo fontes do programa espacial chinês acedidas pelo Boletim Em Órbita, o lançamento da Shenzhou-7 está agora previsto para ter lugar entre o final das Olimpíadas Paraolímpicas (17 de Setembro) e as festividades do Dia Nacional da China (1 de Outubro). A antecipação da data da missão Shenzhou-7 permite obter a melhor janela de lançamento para o voo que verá pela primeira vez a realização de uma actividade extraveícular por um dos seus três tripulantes.

A Shenzhou-7 foi transportada para o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na Província de Gansu, no passado mês de Julho e o foguetão lançador CZ-2F Chang Zheng-2F (CZ2F-7) seguiu-se-lhe umas semanas mais tarde.

Juntamente com a Shenzhou-7 será lançado um pequeno satélite que a irá monitorizar.

Após esta missão a China prepara-se para um novo passo importante no seu programa espacial tripulado com a colocação em órbita da Shenzhou-8 não tripulada. A Shenzhou-9, também sem qualquer pripulação será lançada depois e a Shenzhou-10 deverá transportar os primeiros ocupantes da pequena estação espacial.

Shenzhou-7 em Vídeo: