Sukhoi Su-30MKI - Falcão Hindu

Fonte: Jornal Militar
A Força Aérea da Índia (IAF) assinou um contrato de $1.8 bilhões com a Sukhoi em 30 de novembro de 1996 para a entrega de 40 aviões Su-30MKI (Modernizado, Comercial, Índia) da fábrica Irkutsk entre os anos de 1997 e 2000. Em setembro de 1998, a IAF comprou um segundo lote composto por dez aeronaves que seriam destinadas a Indonésia, aumentando assim a força de Flankers para 50 unidades.
O primeiro lote, composto por oito aviões Su-30MK-I foi entregue em 1997 e usado primeiramente para treinamento, já que seu desempenho em combate era claramente inferior aos "MKI" definitivos que seriam entregues alguns anos mais tarde.

Estes jatos foram recebidos em julho de 1997.
A segunda versão do Flanker indiano, o Su-30MK-II, começou a ser entregue em 1998 e já possuía aviônicos da empresa Sextant da França e equipamentos de guerra eletrônica da IAI israelense. O terceiro lote composto por 12 células da terceira versão, o Su-30MK-III, foi entregue em 1999, sendo essa a primeira versão com "canard".

O Su-30MKI, a versão definitiva da Índia, começou a ser entregue em 2000 e tinha como grande diferença em relação à versão "MK-III", o motor Lyulka Saturn AL-31FP de empuxo vetorado (Abaixo) , A deflexão diferenciada, numa amplitude de +/-15° (havendo um ângulo de 32° entre os bocais, no plano hrizontal), permite o controle vetorado de guinada e arfagem.Dependendo da manobra a ser realizada,os bocais podem se mover em sincronia ou diferentemente dos estabilizadores horizontais.


O radar N-011M com capacidade de localizar embarcações de grande porte a distâncias de até 400Km e de pequenos navios e barcos a 120Km e caças a 150Km e capaz de iluminar 15 alvos e engajar 6 ao mesmo tempo

Acima: Radar N-011M com alcance de até 400Km.
A Sextant Avionique fornece os seis displays coloridos para o piloto e o Oficial de Sistemas de Armas (WSO-Weapons System Officer), GPS, HUD entre muitos outros equipamentos. Sua autodefesa possui uma unidade integrada de ECM, e ECCM (Eletronic Couter-Couter Measures, contra-contramedidas eletrônicas) sistemas de aquisição de alvos e navegação ópitico-eletrônico,integrado com o sistema de gironavegação a laser;sistema de mira montado no capacete,HUD (Head-Up Display) e mostradores multifunção integrados, permitindo "mixagem" de imagens;sistema GPS (compativel com GLONASS/NAVSTAR).Lançadores de chaff e flares.

No mesmo ano, um memorando de entendimento foi assinado entre a Rússia e a Índia, confirmando a produção sob licença de 140 células da versão MKI na Índia. A Irkut transferiu toda a tecnologia da aeronave para a empresa indiana HAL. Por sua vez a HAL dividiu a produção do Sukhoi em quatro principais centros, um responsável pela produção dos motores, dois pelos demais conjuntos e sistemas e a última pela montagem final e integração.
Seu armamento é composto por um canhão GSh-301 de 30mm interno e nos 12 cabides pode carregar mísseis ar-ar R-60MK, R-73RDM2, R-27RE1, R-27TE1 e o mortífero R-77 (Abaixo).
Seu armamento é composto por um canhão GSh-301 de 30mm interno e nos 12 cabides pode carregar mísseis ar-ar R-60MK, R-73RDM2, R-27RE1, R-27TE1 e o mortífero R-77 (Abaixo).


Em missões de ataque a aeronave pode levar mísseis Kh-25MP, Kh-29L/T, Kh-31 A/P e Kh-59/59M além de bombas KAB-500KR, KAB-500OD e KAB-1500KR/L. Ao todo são mais de 70 modelos de armas convencionais e nucleares.
Comprimento: 21.94m
Envergadura: 14.70m
Altura: 6.40m
Peso vazio: 18400kg
Peso máximo de decolagem: 34000 kg
Motores: Saturno Lyul'ka AL-31FP TVC
Velocidade máxima: 2125km/h
Raio de combate: 1.300 km
Teto de serviço: 17,300m
Taxa de subida: 18,300m/min
Armamento: canhão GSh-301 de 30mm interno e nos 12 cabides pode carregar mísseis ar-ar R-60MK, R-73RDM2, R-27RE1, R-27TE1 e o mortífero R-77
mísseis Kh-25MP, Kh-29L/T, Kh-31 A/P e Kh-59/59M além de bombas KAB-500KR, KAB-500OD e KAB-1500KR/L. Ao todo são mais de 70 modelos de armas convencionais e nucleares.
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