Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
Fonte: O DIA
Moscou - A Rússia cumpriu o contrato para fornecer à Venezuela 24 caças polivalentes Su-24MK2, informou o presidente da Corporação Aeronáutica Unida estatal russa, Alexei Fiodorov, nesta sexta-feira.
"Cumprimos nosso acordo sobre o fornecimento de caças à Venezuela", disse Fiódorov sobre o contrato assinado por Moscou e Caracas em julho de 2006 e avaliado extra-oficialmente em cerca de US$ 1,5 bilhão, segundo a agência Interfax.
Fiodorov disse ainda que no restante do ano a Rússia entregará o primeiro dos 16 caças Mig-29MK (14 de combate e dois de treino) adquiridos pela Índia, e afirmou que Nova Délhi pretende aproveitar uma opção de compra de outros 30 aparelhos.
O funcionário assegurou que a Rússia participará de uma licitação para a venda à Índia de outros 126 caças polivalentes, na qual competirá com companhias ocidentais como Boeing, Lockheed, EADS e Saab.
No âmbito civil, Fiodorov disse que a Corporação Aeronáutica Unida negocia um contrato para vender ao Irã 100 aviões de passageiros Tu-204, além de possuir vários projetos conjuntos com a China e de cooperar com a EADS no programa de fabricação do modelo A-350XWB.
NOTA: Esta notícia é relevante na medida que uma das hipoteses ventiladas para a desclassificação dos Sukhoi la licitação do FX2 da FAB é o fato dos russos não entregarem equipamentos realmente novos e sim remanufaturados. Lembro também que a nota da FAB é clara, os critérios para avaliação dos caças levou em conta aspectos referentes às áreas: (sem ordem alfabética da lista dos classificados)
1) operacional,
2) logística,
3) técnica,
4) Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.
OBS: nos itens 1 e 2 o Flanker fica em desvantagem pois não tem custos de claros além dos já conhecidos problemas de logística. Isto especificamente ja ocorreu nos contratos com a China, Argélia, Etiópia e India, só para citar os mais recentes.
NOTA2: Os aviões fornecidos a Venezuela são o Su-30MK2 e não os Su-24MK2 como afirma a reportagem de forma erronea. Acredito que seja erro de tradução pois procurei a fonte original da noticia (a agência INTERFAX da Russia e nada encontrei) mas se la saiu assim com esse erro prova que nem eles sabem bem o que entregaram... (para quem não sabe a interfax é o órgão de imprensa oficial do govento russo o lado do Pravda).
1 Comentários
O que os EUA precisam mostrar é que não é protecionista, nem intervencionista, e que não nos desprezam mais oferecendo de fato produtos com tecnologia que nos remeta a auto-suficiência tecnológica...como o fez a Rússia com o Programa Espacial chinês e com a India quando facilitou a compatibilidade dos Sukhoi com os artefatos e aviônicos ocidentais.
Miguel Junior
migueljunior3@gmail.com