Luciana Tito - Da equipe do Diário de Natal
O dia de hoje da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex IV), será dedicado a população de Natal e cidades vizinhas. É que a Base Aérea de Natal (Bant) estará desde as oito horas da manhã com os portões aberto para visitação do público, que terão a oportunidade de conhecer dentre outras coisas as aeronaves brasileiras e estrangeiras, que estão participando da Operação Cruzeiro do Sul. Estarão em exposição aeronaves como o Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano, (Brasil). Além dos caças, serão expostas as aeronaves Boeing 707 (Chile), helicópteros (Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo) e o R-99 (Brasil), avião dotado de radar para a vigilância da Amazônia.
Além das aeronaves, quem se dirigir a Bant neste sábado conhecerá também equipamentos de vôo e armamentos da Força Aérea Brasileira (Fab), estandes da Marinha, do Exército, Polícia Rodoviária e Polícia Militar. A assessora de imprensa da Bant, a suboficial Marta Fernandes Melchiors, comentou que para melhor atender ao público, será montado um Centro de Conveniências no pátio, com creperia, caldinho, caranguejo, picanha e sorvetes, entre outros.
A programação de hoje será encerrada com a exibição da Esquadrilha da Fumaça, que às 16h farão manobras e acrobacias aéreas. O dia de portões abertos da Bant é tradicionalmente realizado em outubro, mês em que se comemora o dia do aviador, excepcionalmente este ano será realizado em novembro para que a população tenha a oportunidade de conhecer aeronaves de grande porte como as que estão participando da Cruzex. O objetivo da exposição, de acordo com Marta, é reforçar os laços de amizade entre a organização militar e a comunidade, além de divulgar as atividades aeronáuticas na região. A entrada é gratuita.
Durante oito horas do dia de ontem, cerca de 40 mil moradores da capital e de todo o Estado puderam observar, a poucos metros de distância, as aeronaves que eles só têm visto voar a centenas de metros do chão nos céus do Rio Grande do Norte, nesses últimos dias. O evento “Portões Abertos”, da Base Aérea de Natal (Bant), realizado anualmente na semana do aviador, no final de outubro, desta vez foi adiado para 8 de novembro para que a população pudesse conhecer também as aeronaves que participam da Cruzex, maior operação de guerra aérea simulada da América Latina. Tráfego aéreo
Foto - Júnior Santos
AVIAÇÃO - Helicópteros atraiaram as atenções do público que foi a Bant
Fonte: Tribuna do Norte
O adiamento valeu a pena, pois foram exatamente os aviões de caça e helicópteros utilizados nos exercícios (que prosseguem até o dia 14) os que mais chamaram a atenção do público. Além da expectativa quanto à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, marcada para as 16h de ontem. “Projetávamos de 25 a 30 mil pessoas, mas com os aviões da Cruzex e a Esquadrilha esperamos receber 40 mil”, afirmou o comandante da Bant, coronel-aviador Carlos Eduardo da Silva.
Ele destacou a chance de os potiguares atenderem a curiosidade sobre modernas aeronaves militares, incluindo modelos como os Mirage brasileiros e franceses e os F-16 venezuelanos. “É grande também a presença de helicópteros”, ressaltou. Ao lado de um deles, o militar da Marinha Edésio Raimundo, carioca radicado em Natal, fotografava o filho Jonas, de 4 anos. “É uma boa oportunidade para trazer a família”, disse.
Durante o dia de ontem, os exercícios de guerra simulada da Cruzex foram suspensos, porém devem ser retomados normalmente a partir deste domingo. A operação prossegue até sexta, com participação de aviões da França, Chile, Uruguai e Venezuela.
A Assessoria de Imprensa da Cruzex divulgou ontem nota oficial sobre os cinco vôos comerciais com destino a Natal que tiveram de pousar em Recife, sexta-feira, devido à operação. O texto explica que às 14h38 uma aeronave militar fez um pouso de emergência, com problemas mecânicos, o que teria comprometido o fluxo normal do aeroporto, porém lembra que: desde 1º de outubro as empresas foram informadas do exercício; há um planejamento prévio das decolagens e pousos, evitando ao máximo o conflito com a aviação regular; e por isso as companhias devem cumprir fielmente os horários. A nota termina informando que o controle do tráfego, a partir de Recife, já está sendo incrementado.
Fonte: Diário de Natal
A Base Aérea de Natal ficou lotada, durante todo este sábado, em mais uma edição do tradicional evento ‘‘Portões Abertos’’. Este ano, o diferencial foi a presença de diversas aeronaves estrangeiras que estão na BANT para participar da Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). O ponto do alto da programa, que consta de exposição de aeronaves, foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 16h. A previsão era de 40 mil pessoas visitassem a Base. Família inteiras aproveitaram a oportunidade de estarem bem próximas dos aviões e helicópteros, ouvir explicações sobre o funcionamento e uso dos mesmos e tirar fotografia.
O comandante da BANT, coronel aviador Carlos Eduardo Alves Silva, explicou que tradicionalmente o ‘‘Portões Abertos’’ acontece na semana do dia 23 de outubro, Dia do Aviador. Este ano, o evento foi adiado para coincidir com a realização da CRUZEX para que a população visitante tivesse a rara oportunidade de conhecer aeronaves utilizadas por esquadrões de outros países.
O destaque da exposição deste ano, segundo o comandante da BANT, é o avião R-99 Awacs, utilizado pela FAB. O seu diferencial é a possibilidade de ampliar o alcance dos radares de solo, com uma visualização muito maior do espaço aéreo e chance de detectar incursão de algum alvo com mais antecedência, utilizado para vigilância da Amazônia. Dentre as aeronaves estrangeiras que estão em Natal, pode-se destacar o Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano (Brasil). Além dos caças, houve a exposição de aeronaves Boeing 707 (Chile) e helicópteros Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo que chamaram bastante atenção do público.
CRUZEX
A CRUZEX é uma simulação de guerra aérea da América Latina, que conta com a participação de esquadrões, além da Força Aérea Brasileira, do Chile, do Uruguai, da Venezuela e da França. O principal objetivo da operação, de acordo com o relações públicas da CRUZEX tenente coronel José Aguinaldo de Moura, é o treinamento de um modelo de força de coalizão. Até o dia 14 deste mês, os países estão envolvidos em atividades nas quais precisam decidir em conjunto estratégias coordenadas pelo Brasil.
Guerra aérea simulada atrapalha vôos civis em Natal
Fonte: Tribuna do Norte
Por causa do treinamento de combate aéreo da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex) envolvendo as forças aéreas e observadores militares de nove países nos céus de Natal, a Infraero teve de alternar, ontem à tarde, cinco vôos de aeronaves comerciais para o Aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE).
O plantão da assessoria de imprensa da Infraero, em Brasília, informou que vôos das empresas aéreas TAM e Gol tiveram de ser alternados até o fim do treinamento do dia, quando voltariam de Recife e pousariam no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim.
Um dos vôos que sofreram atraso foi o que trazia o corpo da norte-riograndense Vanessa Ferreira, 26 anos, morta na Espanha pelo marido, que também se suicidou. Segundo a Infraero, dos 17 vôos previstos até às 20 horas de ontem em Natal, sete (41,2%) sofreram atrasos.
A Base Aérea de Natal (BANT) abre os portões à visitação do público, das 9h às 17h de hoje, em Parnamirim, com exposição de aeronaves da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex). Entre as atrações está a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, e a exposição estática de aeronaves dos países participantes da maior guerra simulada na região Nordeste.
Cada país colocará uma de suas aeronaves que participam da Operação Cruzex na exposição ao público — Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano, (Brasil). Além dos caças, serão expostas as aeronaves Boeing 707 (Chile), helicópteros (Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo) e o R-99 (Brasil), avião dotado de radar para a vigilância da Amazônia.
O repertório dos “Portões Abertos” contará ainda com a exposição de equipamentos de vôo e armamentos da Força Aérea Brasileira, estandes da Marinha, do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, e recepção aos visitantes através de um Centro de Conveniências, com opções de alimentação.
De acordo com informações do comando da Base Aérea, o objetivo da exposição é reforçar os laços de amizade entre a organização militar e a comunidade, e divulgar as atividades aeronáuticas na região. A entrada é gratuita.
A Cruzex é o maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, coordenado pela FAB, que conta com a participação das Forças Aéreas da França, Chile, Uruguai e Venezuela e observadores militares das forças aéreas de outros seis países.
NOTA DA FAB:
Fonte: FAB - CRUZEX
A Assessoria de Imprensa da Operação CRUZEX IV informa que, na tarde desta sexta-feira (07/11), cinco vôos da aviação regular com destino a Natal (RN) pousaram em Recife (PE). Em conseqüência, esclarece que:
0 Comentários