Hoje tem portões abertos na Bant

Luciana Tito - Da equipe do Diário de Natal

O dia de hoje da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex IV), será dedicado a população de Natal e cidades vizinhas. É que a Base Aérea de Natal (Bant) estará desde as oito horas da manhã com os portões aberto para visitação do público, que terão a oportunidade de conhecer dentre outras coisas as aeronaves brasileiras e estrangeiras, que estão participando da Operação Cruzeiro do Sul. Estarão em exposição aeronaves como o Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano, (Brasil). Além dos caças, serão expostas as aeronaves Boeing 707 (Chile), helicópteros (Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo) e o R-99 (Brasil), avião dotado de radar para a vigilância da Amazônia.

Além das aeronaves, quem se dirigir a Bant neste sábado conhecerá também equipamentos de vôo e armamentos da Força Aérea Brasileira (Fab), estandes da Marinha, do Exército, Polícia Rodoviária e Polícia Militar. A assessora de imprensa da Bant, a suboficial Marta Fernandes Melchiors, comentou que para melhor atender ao público, será montado um Centro de Conveniências no pátio, com creperia, caldinho, caranguejo, picanha e sorvetes, entre outros.

A programação de hoje será encerrada com a exibição da Esquadrilha da Fumaça, que às 16h farão manobras e acrobacias aéreas. O dia de portões abertos da Bant é tradicionalmente realizado em outubro, mês em que se comemora o dia do aviador, excepcionalmente este ano será realizado em novembro para que a população tenha a oportunidade de conhecer aeronaves de grande porte como as que estão participando da Cruzex. O objetivo da exposição, de acordo com Marta, é reforçar os laços de amizade entre a organização militar e a comunidade, além de divulgar as atividades aeronáuticas na região. A entrada é gratuita.

Portões abertos atraem mais de 40 mil pessoas à Base Aérea de Natal

A Base Aérea de Natal (BANT) abriu as portas neste sábado, 8/11, para que a população pudesse conhecer as aeronaves brasileiras e estrangeiras envolvidas na Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). Os mais de 40 mil visitantes tiveram acesso ao pátio operacional onde as aeronaves estavam expostas. Foram mais de 7,5 mil veículos entre ônibus e automóveis. A banda de música da Aeronáutica marcou o compasso da festa, enquanto as crianças se divertiam tirando fotos ao lado das aeronaves.
Um dos aviões que mais atraíram a atenção dos visitantes foi o RA-1 (AMX) do Esquadrão Poker 1º/10º Grupo de Aviação. Os militares do esquadrão permitiram que as crianças dessem asas à imaginação disponibilizando a aeronave para que elas, vestidas com macacão de vôo, pudessem sentar na cadeira do piloto. A fila para vestir a roupa de piloto e subir no avião demorou cerca de 40 minutos, mas ninguém parecia importar-se. “É uma emoção muito grande, um dia que ela nunca mais vai esquecer”, afirma Ana Bezerra, que levou a sobrinha Jossinara, de 8 anos.
O ponto alto da festa foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, que durante mais de 30 minutos encantou a platéia que tomava o pátio da BANT. Os sete aviões da Esquadrilha decolaram ao mesmo tempo da pista da Base Aérea e realizarm suas manobras mais tradicionais, como o espelho, o break e a catedral. Durante vários cruzamentos, ou seja, manobras em que as aeronaves passam muito próximas umas das outras, o público emitiu suspiros de apreensão, em uníssono. Os pilotos da Esquadrilha encerraram a demonstração desenhando um coração de fumaça no azul dos céus de Natal.

Cruzex recebe visitantes na Base Aérea

Foto - Júnior Santos

AVIAÇÃO - Helicópteros atraiaram as atenções do público que foi a Bant

Fonte: Tribuna do Norte

Durante oito horas do dia de ontem, cerca de 40 mil moradores da capital e de todo o Estado puderam observar, a poucos metros de distância, as aeronaves que eles só têm visto voar a centenas de metros do chão nos céus do Rio Grande do Norte, nesses últimos dias. O evento “Portões Abertos”, da Base Aérea de Natal (Bant), realizado anualmente na semana do aviador, no final de outubro, desta vez foi adiado para 8 de novembro para que a população pudesse conhecer também as aeronaves que participam da Cruzex, maior operação de guerra aérea simulada da América Latina.

O adiamento valeu a pena, pois foram exatamente os aviões de caça e helicópteros utilizados nos exercícios (que prosseguem até o dia 14) os que mais chamaram a atenção do público. Além da expectativa quanto à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, marcada para as 16h de ontem. “Projetávamos de 25 a 30 mil pessoas, mas com os aviões da Cruzex e a Esquadrilha esperamos receber 40 mil”, afirmou o comandante da Bant, coronel-aviador Carlos Eduardo da Silva.

Ele destacou a chance de os potiguares atenderem a curiosidade sobre modernas aeronaves militares, incluindo modelos como os Mirage brasileiros e franceses e os F-16 venezuelanos. “É grande também a presença de helicópteros”, ressaltou. Ao lado de um deles, o militar da Marinha Edésio Raimundo, carioca radicado em Natal, fotografava o filho Jonas, de 4 anos. “É uma boa oportunidade para trazer a família”, disse.

Durante o dia de ontem, os exercícios de guerra simulada da Cruzex foram suspensos, porém devem ser retomados normalmente a partir deste domingo. A operação prossegue até sexta, com participação de aviões da França, Chile, Uruguai e Venezuela.


Tráfego aéreo

A Assessoria de Imprensa da Cruzex divulgou ontem nota oficial sobre os cinco vôos comerciais com destino a Natal que tiveram de pousar em Recife, sexta-feira, devido à operação. O texto explica que às 14h38 uma aeronave militar fez um pouso de emergência, com problemas mecânicos, o que teria comprometido o fluxo normal do aeroporto, porém lembra que: desde 1º de outubro as empresas foram informadas do exercício; há um planejamento prévio das decolagens e pousos, evitando ao máximo o conflito com a aviação regular; e por isso as companhias devem cumprir fielmente os horários. A nota termina informando que o controle do tráfego, a partir de Recife, já está sendo incrementado.


Portões abertos atrai multidão

Fonte: Diário de Natal

A Base Aérea de Natal ficou lotada, durante todo este sábado, em mais uma edição do tradicional evento ‘‘Portões Abertos’’. Este ano, o diferencial foi a presença de diversas aeronaves estrangeiras que estão na BANT para participar da Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). O ponto do alto da programa, que consta de exposição de aeronaves, foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 16h. A previsão era de 40 mil pessoas visitassem a Base. Família inteiras aproveitaram a oportunidade de estarem bem próximas dos aviões e helicópteros, ouvir explicações sobre o funcionamento e uso dos mesmos e tirar fotografia.

O comandante da BANT, coronel aviador Carlos Eduardo Alves Silva, explicou que tradicionalmente o ‘‘Portões Abertos’’ acontece na semana do dia 23 de outubro, Dia do Aviador. Este ano, o evento foi adiado para coincidir com a realização da CRUZEX para que a população visitante tivesse a rara oportunidade de conhecer aeronaves utilizadas por esquadrões de outros países.

O destaque da exposição deste ano, segundo o comandante da BANT, é o avião R-99 Awacs, utilizado pela FAB. O seu diferencial é a possibilidade de ampliar o alcance dos radares de solo, com uma visualização muito maior do espaço aéreo e chance de detectar incursão de algum alvo com mais antecedência, utilizado para vigilância da Amazônia. Dentre as aeronaves estrangeiras que estão em Natal, pode-se destacar o Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano (Brasil). Além dos caças, houve a exposição de aeronaves Boeing 707 (Chile) e helicópteros Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo que chamaram bastante atenção do público.

CRUZEX

A CRUZEX é uma simulação de guerra aérea da América Latina, que conta com a participação de esquadrões, além da Força Aérea Brasileira, do Chile, do Uruguai, da Venezuela e da França. O principal objetivo da operação, de acordo com o relações públicas da CRUZEX tenente coronel José Aguinaldo de Moura, é o treinamento de um modelo de força de coalizão. Até o dia 14 deste mês, os países estão envolvidos em atividades nas quais precisam decidir em conjunto estratégias coordenadas pelo Brasil.



http://chargeseditoriais.com/control002.jpg
Guerra aérea simulada atrapalha vôos civis em Natal

Fonte: Tribuna do Norte

Por causa do treinamento de combate aéreo da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex) envolvendo as forças aéreas e observadores militares de nove países nos céus de Natal, a Infraero teve de alternar, ontem à tarde, cinco vôos de aeronaves comerciais para o Aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE).

O plantão da assessoria de imprensa da Infraero, em Brasília, informou que vôos das empresas aéreas TAM e Gol tiveram de ser alternados até o fim do treinamento do dia, quando voltariam de Recife e pousariam no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim.

Um dos vôos que sofreram atraso foi o que trazia o corpo da norte-riograndense Vanessa Ferreira, 26 anos, morta na Espanha pelo marido, que também se suicidou. Segundo a Infraero, dos 17 vôos previstos até às 20 horas de ontem em Natal, sete (41,2%) sofreram atrasos.

A Base Aérea de Natal (BANT) abre os portões à visitação do público, das 9h às 17h de hoje, em Parnamirim, com exposição de aeronaves da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex). Entre as atrações está a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, e a exposição estática de aeronaves dos países participantes da maior guerra simulada na região Nordeste.

Cada país colocará uma de suas aeronaves que participam da Operação Cruzex na exposição ao público — Mirage 2000 (França), F-16 (Venezuela), F-5 (Chile), IA-58 e A-37 (Uruguai) e Mirage 2000, F-5, A-1 AMX e A-29 Super Tucano, (Brasil). Além dos caças, serão expostas as aeronaves Boeing 707 (Chile), helicópteros (Blackhawck, Super Puma e H-50 Esquilo) e o R-99 (Brasil), avião dotado de radar para a vigilância da Amazônia.

O repertório dos “Portões Abertos” contará ainda com a exposição de equipamentos de vôo e armamentos da Força Aérea Brasileira, estandes da Marinha, do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, e recepção aos visitantes através de um Centro de Conveniências, com opções de alimentação.

De acordo com informações do comando da Base Aérea, o objetivo da exposição é reforçar os laços de amizade entre a organização militar e a comunidade, e divulgar as atividades aeronáuticas na região. A entrada é gratuita.

A Cruzex é o maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, coordenado pela FAB, que conta com a participação das Forças Aéreas da França, Chile, Uruguai e Venezuela e observadores militares das forças aéreas de outros seis países.

NOTA DA FAB:

Tráfego Aéreo Regular durante a Operação CRUZEX IV

Fonte: FAB - CRUZEX

A Assessoria de Imprensa da Operação CRUZEX IV informa que, na tarde desta sexta-feira (07/11), cinco vôos da aviação regular com destino a Natal (RN) pousaram em Recife (PE). Em conseqüência, esclarece que:

- O Comando da Aeronáutica, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, expediu o NOTAM (Notice for Airmen – Aviso aos Aeronavegantes) B/1276/2008, de 1º de outubro de 2008, informando a comunidade aeronáutica em geral sobre a realização da Operação CRUZEX IV, no período de 4 a 13 de novembro de 2008, o qual emite orientações aos aeronavegantes. Esse aviso também é de conhecimento de todas as companhias aéreas.
- Houve um planejamento prévio do horário ideal para as decolagens e pousos de aeronaves militares, relativas à Operação CRUZEX IV, evitando ao máximo o conflito com a movimentação da aviação regular.
- É importante que as companhias aéreas cumpram fielmente o horário estabelecido para seus vôos, principalmente os destinados à Região Nordeste.
- Existe uma segunda pista no aeroporto de Natal, sempre disponível para pousos e decolagens, porém, as limitações técnicas das aeronaves em questão não permitiram os pousos naquela pista.
- Às 14h38, uma aeronave militar pousou em emergência, devido a problemas mecânicos, porém, sem maiores conseqüências. Tal fato comprometeu o fluxo normal de aeronaves no aeroporto.
- A fim de incrementar a coordenação dos vôos com destino à Região Nordeste, a partir deste final de semana, haverá reforço de um Núcleo de Gerenciamento de Navegação Aérea, instalado em Recife, especificamente para a Operação CRUZEX IV.
Assessoria de Imprensa da Operação CRUZEX IV
A GUERRA É SIMULADA. O TREINAMENTO, REAL.