Espetáculo durante 32 minutos, 11 pilotos apresentaram 22 seqüências de manobras com 55 acrobacias (Foto: Tuno Vieira)
Fonte: Diário do Nordeste - JANINE MAIA
As manobras fizeram parte do encerramento da Semana da Asa, em homenagem ao Dia do Aviador, 23 de outubro
Ontem à tarde foi, simplesmente, impossível tirar os olhos do céu e não se arrepiar com as imagens que se formavam, em meio às nuvens. Pontualmente às 16 horas, as cerca de 20 mil pessoas que compareceram ao aterro da Praia de Iracema, segundo a organização, puderam se encantar com as acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea, a popular Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante 32 minutos, o público composto por crianças, adolescentes, jovens e adultos aplaudiu as 22 seqüências de manobras com 55 acrobacias realizadas por sete aeronaves T-27 Tucano. Ao todo, 11 pilotos, entre eles o tenente-aviador cearense Anderson Amaro, tornaram, com certeza, especial o domingo dos que ali estavam.
“É um fenômeno. Mostra a força do povo brasileiro. É um orgulho. Fiquei muito emocionado. Não há dúvidas de que é um incentivo a servir a pátria. Acho que deveriam acontecer mais apresentações dessa”, compartilha o corretor de imóveis, Lucas Neves, de 21 anos.
Na opinião do sanfoneiro Waldonys, fã incondicional do grupo e da aviação, à parte toda a emoção provocada pela Esquadrilha, a apresentação, sobretudo, comprova a capacidade dos pilotos e instrutores brasileiros. “O evento mostra o altíssimo grau de perícia dos pilotos e das aeronaves. Conheço um grande piloto da Esquadrilha da Fumaça que começou após ver uma apresentação como essa. É um incentivo para os jovens”, considera.
De acordo com a tenente Eveline Angélica Cunha Rotter, oficial de comunicação da Esquadrilha da Fumaça, a missão da equipe é justamente despertar a vocação e a mentalidade aeronáutica, além do sentimento de nacionalismo. Como disse, em todos os lugares que se apresentam, os participantes são muito bem recebidos.
Desta vez, as acrobacias da Esquadrilha fizeram parte do encerramento da Semana da Asa, em homenagem ao Dia do Aviador, 23 de outubro. Organizada pela Base Aérea de Fortaleza, a iniciativa também comemora os 72 anos da instituição, completados neste ano.
Fonte: FAB
A última demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea durante o Circuito Nordeste foi realizada em Fortaleza/CE, no dia 09 de novembro. Com o evento de encerramento da Semana da Asa e aniversário da Base Aérea de Fortaleza, a Esquadrilha da Fumaça concluiu um circuito que teve a duração de dez dias recheados com seis demonstrações em seis diferentes estados do Brasil.
As quase duzentas horas de vôo foram capazes de promover a Força Aérea Brasileira como uma instituição formada por profissionais altamente qualificados e motivados. Tanto o vôo em céus inéditos como em outros já conhecidos pelas aeronaves T-27 Tucanos, despertaram sentimentos de nacionalismo e orgulho em brasileiros e a vontade de ingressar na carreira militar em diversos jovens.
Estas foram as principais atribuições cumpridas pelo Esquadrão de Comunicação Social da Forca Aérea Brasileira, apoiado por uma aeronave C-105 Amazonas do 1° Esquadrão do 15° Grupo de Aviação.
No dia 10 de novembro, após duas escalas técnicas para abastecimento, a Esquadrilha da Fumaça regressou ao lar, sendo seus integrantes recebidos por familiares e amigos.
Fonte: FAB
Como parte do encerramento das comemoraçoes da Semana da Asa, às 16 horas do dia 09 de novembro, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao aterro da Praia de Iracema em Fortaleza-CE e encantaram-se com as acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante 32 minutos, o público presente composto por crianças, adolescentes, jovens e adultos aplaudiu as 22 seqüências de manobras com 55 acrobacias realizadas por sete aeronaves T-27 Tucano. Ao todo, 11 pilotos, entre eles o 1º Tenente-Aviador Anderson Amaro, que é cearense, tornaram especial o domingo dos que ali estavam.
Desta vez, as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça representaram uma dupla comemoração, fizeram parte do Dia do Aviador e das festividades dos 72 anos da Base Aérea de Fortaleza, completados neste ano.
EM VIDEO:
Homenagem:
0 Comentários