Tupolev Tu-144
Foto: Tupolev Design Bureau

O Tupolev Tu-144 foi o avião supersônico de passageiros construído pelo fabricante russo Tupolev.

O primeiro vôo de um protótipo do Tu-144 ocorreu em 31 de dezembro de 1968 perto de Moscou, dois meses antes que o Concorde. O Tu-144 cruzou por primeira vez a barreira do som a 5 de junho de 1969 e em 15 de julho de 1969 converteu-se no primeiro transporte comercial que excedeu o Mach 2.


No ocidente, a imprensa o apelidou de "Concordski", em referência ao Concorde e em razão de segundo informações ter utilizado-se de estudos e projetos do próprio Concorde, obtidos pelos russos via espionagem industrial. Interessante é que ambos voaram em público no mesmo dia na feira Aérea de
Le Bourget (França) sendo que o Tu-144 sofreu um acidente e caiu. (os russos culparam os americanos de sabotagem)

Vídeo do Acidente:







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A capacidade máxima autorizada era de 167 passageiros e, ao contrário do seu correspondente, o Concorde, permitia 6 assentos por fileira, com um corredor central. Externamente, o Charger é muito parecido com o Concorde, usando 4 turbofans Kuznetsov Nk-144 (20000 kg de empuxo cada).



Ficha Tecnica


* Comprimento (m): 65,70
* Envergadura (m): 28,80
* Altura (m): 12,85
* Motores/Empuxo: 4x Kuznetsov Nk-144 (10.205kg)
* Peso max. decol (kg): 180.000
* Velocidade de cruzeiro: Mach 2,00
* MMO/VMO: Mach 2,35
* Alcance (km): 7600
* Tripulação técnica: 3
* Passageiros: 167
* Primeiro vôo: 31 de dezembro de 1968
* Encomendados: 0
* Entregues: 16
* Em operação: 1
* Velocidadde em km/h: quase 2500km/h


Em Vídeo: